ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS TRANSVERSAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO PREVENÇÃO DE DST’S E GRAVIDEZ PRECOCE.

DOMINGOS ALVES EVANGELISTA NETO

Co-autores: BRUNA OLIVEIRA ALVES, DOMINGOS ALVES EVANGELISTA NETO e FRANCISCO JALDEMI CHAVES MOREIRA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

Introdução: A temática "Educação Sexual" deveria ser abordada de forma transversal e Interdisciplinar nas escolas de todo o país. É notório o aumento de casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's) entre adolescentes. Os professores de Educação Física Escolar têm um papel importante na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Objetivos: Concepção sobre DST's de um grupo de adolescentes do Projeto Jovem Brigadista de Valor, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. Metodologia: Pesquisa de campo, descritiva, com abordagem quanti-qualitativa. Utilizou-se um questionário com perguntas sobre o tema. As questões foram estruturadas com bases nos objetivos propostos para o estudo, considerando a possibilidade de obtenção de respostas às questões elaboradas. Resultados: Os jovens pesquisados possuem escassas e desencontradas informações sobre o assunto. Pode-se perceber um anseio pela temática, mas não das formas tradicionalmente fornecidas e apresentadas (aulas expositivas), mas através de um novo modelo de práticas em sala de aula (palestras, dinâmicas de grupo). Conclusões: Percebeu-se a necessidade e a importância de repensar o ensino da temática sexo e sexualidade nas escolas, para melhor oferecer condições do pleno desenvolvimento do ser humano. As aulas de educação física escolar possuem um excelente potencial a ser explorado a fim de trabalhar os temas transversais, inclusive prevenção as DST' e gravidez precoce