Introdução: A formação de profissionais tem sido motivo de grandes discussões e diálogos, em virtude dos modelos de ensino tradicional, separando corpo e mente. Surge então uma preocupação para que estes paradigmas sejam rompidos, substituindo o modelo de ensino tradicional por novas tendências pedagógicas, que sinalizam para a necessidade de um profissional mais crítico, reflexivo, vigilante a sua realidade e as mudanças de ordem social. Berbel (1999) informa que a problematização aparece nos anos 60 como uma teoria do conhecimento baseada na filosofia da educação construtivista, na qual a problematização ou teoria libertadora de Paulo Freire nos mostra a força motivadora da aprendizagem. Neste contexto, as metodologias ativas de ensino-aprendizagem trazem concepções diferenciadas para esta formação, utilizando as abordagens pedagógicas da aprendizagem baseada em problemas tornando o aluno ativo nesse processo. Objetivo: Dessa forma, objetivou-se com este estudo descrever a experiência de estudantes de graduação com a Metodologia da Problematização utilizando o arco de Maguerez. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência possibilitado por uma atividade da disciplina de Estágio Supervisionado. A experiência foi realizada com estudantes de uma escola de ensino fundamental, participantes de um projeto denominado "Líder em Mim". O projeto é uma ferramenta inserida na abordagem pedagógica que trabalha 7 hábitos, em geral com o aluno buscando um aprimoramento em sua autonomia e na execução de suas tarefas diárias. Posteriormente, fez-se uma rápida exposição sobre as metodologias ativas de ensino aprendizagem e a técnica do arco de Maguerez, de forma a oferecer subsídios para o grupo elaborar as etapas do arco. Resultados e Discussões: Segue as etapas do arco de acordo com a seqüencia: a 1º etapa do arco observação da realidade e identificação do problema. Os membros do grupo conseguiram identificar o problema, demonstrando que o conhecimento sobre a realidade propicia um olhar crítico sobre o contexto, o problema observado foi "a automutilação" em alguns jovens da escola. Na segunda etapa os pontos chaves resgatando um conhecimento prévio dos jovens com relação ao problema detectado tendo destaque: Obesidade, bullyng, problemas familiares. A terceira etapa é a teorização onde eles pesquisaram na internet artigos referentes ao problema á luz da literatura científica. Na quarta etapa as hipóteses de solução, onde são discutidas algumas possíveis soluções, como: Sensibilização com os alunos e Pais na escola. Na quinta e última etapa á aplicação da realidade onde foram organizadas dramatizações, palestras com profissionais capacitados direcionada aos pais e alunos. Conclusão: A aplicação do arco de Maguerez foi uma experiência positiva, agindo como instrumento de formação, contribuindo de forma efetiva no processo de ensino-aprendizagem articulando teoria e prática, favorecendo o conhecimento da realidade social para nela intervir criticamente.
Palavras-chave: Formação. Metodologias ativas. Arco de maguerez.
REFERÊNCIAS
BERBEL, N. A. N. Metodologia da problematização: Fundamentos e aplicações. Londrina: Ed. INP/UEL, 1999.