Introdução: A dança é uma arte ligada a um processo continuo e inacabado, movendo-se no tempo e no espaço, em todas as épocas e ambientes geográficos da história, sempre foi uma maneira de representar emoções e estado de espírito, como também, demonstrar características culturais. Isso nos permite dizer que a dança, em suas diversas manifestações, está de tal modo ligada à raça humana que só se extinguira quando esta deixar de existir. Sua evolução chega a ser vertiginosa, com o passar dos anos, começou-se a observar e perceberam que a mesma continha aspectos altamente educativos. Deste a dança na escola tem como proposta a formação integral do educando, assim a dança estabelece limites usando os movimentos, isso viabiliza a possibilidade de estruturação da personalidade e da socialização, pois leva o indivíduo saber o que ele é, sua relação com o objeto e a nível social e pessoal. Portanto o movimento para a dança/educação constitui uma atividade essencial e dinâmica para formação do homem. Objetivo: Deste modo o presente estudo buscou identificar a percepção dos profissionais de Educação Física sobre a aplicação da dança na escola. Metodologia: Consiste em uma pesquisa de campo, de modo transversal com a abordagem quanti-qualitativa, onde se utilizou da aplicação de questionário semiestruturado para a coleta de dados. Amostra dessa pesquisa se configuraram em professores 13 professoras e 7 professores de Educação Física escolar totalizando 20 participantes, com idade entre 27 a 39 anos de idade de escolas públicas e particulares de Fortaleza. Resultados e Discussões: Os resultados evidenciaram que 95% dos professores entrevistados reconhecem a relevância do conteúdo dança na escola, mas apesar deste conhecimento a mesma ainda é interpretada de forma erronia. Fato que se confirma em 50% dos professores que descrevem a dança na escola apenas nas comemorações especiais, tais como; dia dos pais, das mães, festas juninas, já para 25% a dança apresenta-se como, forma de desenvolvimento corporal, performance artístico, e até mesmo como conteúdo da Educação Física, porém 20% é apenas uma área temática e 10% um conteúdo lúdico. Os achados evidenciaram as dificuldades no ensino da dança nas escolas, impedindo a aplicação deste conteúdo no ambiente escolar bem como nas aulas de Educação Física. Conclusão: Pode-se concluir que a dança ainda é um conteúdo pouco trabalhado, além de interpretado de forma suplementar, quando torna-se apenas uma opção a ser utiliza na escola em datas comemorativas como um recurso unicamente artístico. Cabe destacar que mesmo a dança sendo reconhecida como um fato importante para o ambiente educacional está ainda se restringi a contextos superficial, que pouco valorizam o processo de educação. Portanto, tronar se necessário desenvolver estratégias que efetivem o ensino da dança contexto escolar.
GARCIA A, HAAS AN. Ritmo e dança. Canoas: ULBRA; 2003.MARQUES, Isabel A, Ensino de dança hoje: textos e contextos 6º.ed. São Paulo: Cortez,2011.
MARQUES, I.A. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003.p.19-32.
MIRANDA, Maria Luiza de Jesus. A dança como conteúdo específico nos cursos de educação física e como área de estudo no ensino superior. Revista Paulista de Educação Física, v. 8, n. 2, p. 3-13 jul./dez. 1994.
NANNI, Dionísia, Dança educação- princípios, métodos e tecnicas 5º. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2008.
OLIVEIRA, J.P.R. et al. da; Dança e ensino superior: sua relação na formação do acadêmico de educação física Coleção Pesquisa em Educação Física, Várzea Paulista, v.15, n.03, p.69-77, 2016. ISSN; 1981-4313.
VERDERI, E.B. Dança na escola. 2 ed. Rio de Janeiro: SPRINT, 2000. p.33