PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A APLICAÇÃO DA DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ROBERTA OLIVEIRA DA COSTA

Co-autores: ROBERTA OLIVEIRA DA COSTA, ISABELA CARINE DE MENEZES RAULINO, MARUSKA NUNES NOGUEIRA , CARINE TELES DE ARAÚJO SOUSA e LUIZ TORRES RAPOSO NETO
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil apresentam propostas pedagógicas que tem como objetivos, garantir à criança formas de apropriação, integração de conhecimentos e aprendizagem de várias linguagens, além de ter direito à liberdade, expressão, respeito, convivência e interação com outras crianças. Logo dança na educação infantil, tem como objetivo fundamental de desenvolvimento motor, afetivo e social da criança, devido a infinita possibilidade de proporcionar uma diversidade de vivências para a descoberta do corpo infantil, ao se movimentar ela constrói conceitos e ideias sobre o movimento e as suas ações que é favorável para possa conhecer seu corpo, suas limitações, no meio social e enfrentar desafios. Deste modo a dança no contexto infantil apresenta-se com ferramenta educacional, visto que está e cita nos diversos documentos que norteiam o processo de ensino para essa faixa etária. Objetivo: A presente pesquisa tem como objetivo identificar a percepção dos acadêmicos de Educação Física a respeito conteúdo dança e sua aplicação na Educação Física infantil. Metodologia: Consiste em um estudo de campo, de modo transversal com a abordagem quantitativa, onde se utilizou da aplicação de questionário estruturado para a coleta de dados. Amostra foi composta de 80 alunos acadêmicos de Educação Física de uma faculdade particular de Fortaleza. Resultados e Discussões: Os achados evidenciaram a falta de conhecimento sobre as disciplinas de dança e educação infantil, fato revertido após cursarem as referidas disciplinas. Com relação a importância da aplicação do conteúdo de dança para educação infantil os resultados são claro, para 98% a dança apresenta-se como um conteúdo altamente relevante para o desenvolvimento infantil. Quando indagados sobre se sentir capaz de aplicar aulas de dança, 80% dos acadêmicos afirmaram preparação e apenas 18% não e 2% talvez. Conclusão: A pesquisa comprovara um significativo reconhecimento dança como fato educacional auxiliando o processo de desenvolvimento da criança. Compreendemos que ainda há muito a ser feito para que o ensino da dança seja efetivado na educação infantil. Portanto tornam-se indispensáveis novos diálogos que tratem a dança como cultura corporal do movimento na primeira etapa da educação básica.