A Capoeira é uma manifestação cultural que possui elementos de dança, luta, música, jogo, arte, folclore, entre outros. Atualmente esta arte está em ascensão e em 2008 foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, sendo encontrada em todo território nacional e em mais de 150 países. Ela ocupa hoje um lugar expressivo na sociedade, necessitando assim de maiores pesquisas no campo da Educação Física, ainda mais quando está inserida no contexto escolar, onde está diretamente relacionada à aprendizagem de crianças e adolescentes, sendo esta uma das justificativas deste estudo. A presente pesquisa foi realizada com os seguintes propósitos: analisar se e como a Capoeira é inserida como um dos conteúdos da Educação Física Escolar por professores da rede municipal de ensino de Fortaleza; verificar se há, e quais seriam as dificuldades e desafios enfrentados pelos professores de ministrar o conteúdo Capoeira em suas aulas, caso ocorram aulas com este tema; investigar quais metodologias são utilizadas; analisar o nível de conhecimento dos professores a respeito do assunto; realizar uma análise das diretrizes curriculares municipais (DCM) de Fortaleza, afim de inquirir métodos pelos quais a Capoeira poderia ser incluída no currículo do Ensino Fundamental enquanto conteúdo da Educação Física Escolar. A pesquisa foi realizada nas escolas patrimoniais da rede pública de ensino de Fortaleza que tinham no momento da pesquisa pelo menos um(a) professor(a) de Educação Física lotado(a). Fizeram parte da pesquisa 30 (trinta) professores (as) de Educação Física, selecionados intencionalmente, levando em consideração a localização da escola onde se encontravam lotados. Para a coleta de dados foram aplicados 2 (dois) questionários de perguntas fechadas, além das DCM de Fortaleza. A análise foi feita de uma forma quantitativa e informativa sobre as DCM. Após a coleta e a análise de dados concluímos: que os professores acreditam que a Capoeira pode e deve ser abordada como conteúdo nas aulas de Educação Física Escolar; que ainda é muito pequeno, quase irrelevante, o número de professores que utilizam a Capoeira como conteúdo nas suas aulas; que a Capoeira tem plena condição de ser inseria no currículo de Educação Física do município de Fortaleza.