SABERES DA FORMAÇÃO INICIAL E PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE

BRUNA LUCAS DE MELO AMARAL

Co-autores: BRUNA LUCAS DE MELO AMARAL
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

Resumo: O presente estudo trata sobre os saberes da formação inicial e sua relação com a prática docente no Ensino Superior, desenvolvido no curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE, campus Limoeiro do Norte/CE. Com esse estudo buscou-se analisar a relação entre a prática docente e a formação inicial de professores universitários, mapeando os saberes adquiridos pelos sujeitos da pesquisa, ao longo dessa etapa formativa, e as contribuições desses saberes para a constituição de sua prática e identidade profissional. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e utilização do método estudo de caso. Os sujeitos foram três professores pertencentes ao quadro de docentes efetivos do curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE campus Limoeiro do Norte, com formação nessa área. A coleta de dados se deu por meio de dois instrumentos, sendo eles, análise documental da matriz curricular do curso de formação inicial dos professores pesquisados e a realização de entrevista com os referidos sujeitos. Tomou-se como referência para a construção desse trabalho os estudos de Nóvoa (1995), Imbernón (2004) e Tardif (2010) dos quais tratam sobre a formação de professores e Borges (2001; 2005) que aborda a formação docente em Educação Física. Como resultados, o estudo revelou que os saberes da formação inicial encontram-se refletidos nas atividades pedagógicas desenvolvidas pelos professores pesquisados no Ensino Superior, porém, não sendo considerados determinantes em sua prática. Os sujeitos da pesquisa relataram que encontram-se a mobilizar saberes que não foram abordados no curso de formação inicial, ou vistos de maneira supericifical, sendo que os mesmos buscaram outros espaços de aprimoramento e/ou construção desses conhecimentos. Diante disso, a pesquisa possibilitou tormarmos conhecimento não somente dos saberes adquiridos na formação inicial, como os saberes (re)construídos por meio da prática pedagógica, desenvolvimento profissional e formação continuada. Os sujeitos relataram ainda que a formação inicial atuou como espaço de reconhecimento profissional e possibilitou o contato com modelos de referência docente que enontram-se relfetidos em suas práticas pedagógicas e identidade docente. Diante dos resultados apresentados, podemos concluir que os currículos de formação inicial devam propor uma formação ampliada para os professores de Educação Física, contemplando os espaços não-formais e as experiências extra-curriculares, tendo em vista a sua importância na (re)construção de sabers e na construção da prática e identidade  docente, a fim de contribuir em uma sólida formação e no posterior desenvolvimento profissional do professor em busca da atuação docente universitária.