CONTROLE DO CORPO: A NEGAÇÃO DO MOVIMENTO

SAMARA DE LIMA MAURICIO

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

CONTROLE DO CORPO: A NEGAÇÃO DO MOVIMENTO

Este trabalho objetiva apresentar a importância do movimento e do profissional graduado nas aulas de Educação Física escolar. Para justificar a importância dos aspectos citados buscamos por intermédio do estágio supervisionado no Ensino Fundamental I, realizar uma pesquisa direta e uma revisão bibliográfica que se utiliza de uma fundamentação teórica sobre o desenvolvimento motor nas crianças: BALBÉ, DIAS, SOUSA (2009), REFERENCIAIS CURRICULARES NACIONAIS (RCN) (1998), COLETIVO DE AUTORES (1992), entre outros. Estes estudiosos registram a importância de se desenvolver movimentos que proporcionem à criança um maior conhecimento de si mesmo e do mundo a sua volta. A indagação principal é, por que a inexistência de aulas voltadas ao movimento e por que o movimento era tão restringido pelas professoras? Sabe-se que a disciplina de Educação Física é assegurada pela Lei n o 10.793, de 1º de dezembro de 2003, como componente curricular obrigatório da educação básica, e que por vezes é inexistente a presença de um professor dessa disciplina nas escolas, destinando-se aos professores de outras áreas, a responsabilidade de ministrarem aulas de Educação Física que se limitam a recreação. Outro fator recorrente nesse nível de ensino, é a restrição do movimento dos alunos, que permanecem sentados e em silêncio grande parte da aula, sendo uma ação equivocada de disciplina e controle da turma, pois as crianças ao serem cerceadas de se movimentarem, tornam-se passivas em seus atos, além disso, o movimento é intrínseco à criança, portanto, é inviável restringi-lo. De acordo com os RCN (1998), a rigidez de se manter sentado a todo momento nas aulas pode desencadear atitude de passividade nas crianças ocasionando também um clima hostil, em que o professor visa conter os movimentos corporais das crianças, podendo ocorrer nelas, a perca de controle de corpo devido as situações exigidas. Com isso, a Educação Física como componente curricular, é importante para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos, já que propõe atividades que intenta trabalhar o indivíduo em todos os seus aspectos, como bem retrata Gotani et al (ano) apud Balbé, Dias, Souza, (2009) a educação física visa o movimento, e quando os conteúdos são trabalhados de forma coerente é inegável a sua contribuição ao desenvolvimento global do ser humano. Portanto, pode-se considerar que a presença de um professor da Educação Física apresentaria grandes avanços para o desenvolvimento pleno da criança, tendo em vista a ideia de totalidade do indivíduo que essa disciplina possui. Infere-se também que, o movimento necessita estar presente em outros momentos das aulas e não como exclusividade da disciplina de Educação Física, por isso, é fundamental que os professores valorizem o movimento e a expressão corporal dos alunos, e que compreendam a importâncias dessas ações para o desenvolvimento dos sujeitos.