Este trabalho ocorreu com o propósito de compartilhar as experiências vivenciadas no Instituto Dom José de Educação e Cultura, no período de 2016 e 2017, com acadêmicos de 7 turmas e o apoio de 7 professores e os gestores locais acerca do engajamento no "Projeto Ação do Bem". No ano de 2016 as ações se concentraram em torno de 4 palestras educacionais, visitas em salas de aulas, produção e apresentação de 2 teatros educacionais que viabilizaram cerca de 15 pessoas para a doação de sangue e a coleta de, aproximadamente, 250 Kg de alimentos. Essas ações foram oportunizadas em duas unidades do instituto: Parangaba e Centro. Os alimentos arrecadados foram doados para um asilo de idosos no município de Quixeramobim-Ce. No ano de 2017, a consolidação das atividades se deu através de orientações profissionais vinculadas aos cuidados com a alimentação, a importância do exercício físico para a qualidade de vida, avaliações físicas procurando alertar os indivíduos acerca de riscos coronarianos, obesidade e pressão arterial, demonstração de exercícios calistênicos buscando clarificar as pessoas que não existem empecilhos para começar a se exercitarem e a cuidarem de si mesmas, mediação de possibilidades para o ato voluntário da doação de sangue através da reapresentação de teatros, 3 palestras educacionais e a participação na Feira de Oportunidades, com o envolvimento e a parceria de 4 turmas.Empregou-se o abraço solidário, com o qual se conseguiu alguns valores para a compra de alimentos que foram distribuídos à duas famílias carentes de uma escola municipal de Itaitinga-Ce, acompanhados pelo gestor local. Os resultados apontaram que: a) o engajamento em projetos voltados à formação pedagógica do universitário é necessário e, possíveis de serem realizados e, capazes de despertar naqueles que deles participam, sejam eles professores ou alunos iniciantes ou veteranos, um maior comprometimento e sensibilização com as questões educacionais e sociais; b) a formação pedagógica do aluno universitário deve ultrapassar os limites das habilidades teóricas, buscando realizar-se de modo a integrar atividades práticas e a pesquisa; momentos de reflexão e ação para a construção efetiva do conhecimento e de suas competências; c) que o projeto "Ação do Bem" possa se expandir e não limitar-se somente ao curso de Educação Física onde foi idealizado. Espera-se que ações futuras possam ser implementadas e, que este estímulo à responsabilidade/compromisso social e profissional continue a ser cultivado dentro e fora da universidade pelos envolvidos.