RESUMO
A Educação Física passou por vários momentos históricos ao longo de sua existência, nos quais se referiram tanto as escolas médicas quanto aos militares que tinham objetivos bem diferentes em relação a Educação Física. Conforme os autores dos PCN, Brasil (1997), visando melhorar a condição de vida, muitos médicos assumiram uma função higienista e buscaram modificar os hábitos de saúde e higiene da população. A Educação Física favorecia a educação do corpo, tendo como meta a constituição de um físico saudável e equilibrado organicamente, menos suscetível às doenças. Mas, conforme Paiva (2004), havia uma forte resistência à prática de atividade física devido à associação com o trabalho escravo e isso dificultava a obrigatoriedade da prática de atividade física na escola. Este estudo tem a finalidade de Investigar a influência das aulas de Educação Física na promoção da saúde de estudantes do ensino médio. A saúde é um tema transversal sugerido pelo Ministério da Educação e nessa pesquisa será verificado se ela é tratada nas aulas de Educação Física ou não. Outros aspectos como: promoção da saúde, história da Educação Física como disciplina e a contribuição desta na promoção da saúde dos estudantes também serão comentados neste estudo. Para a realização desta pesquisa utilizou-se a técnica de grupo focal para a coleta de dados de acordo com o estabelecido por Morgan (1997). O grupo focal é uma técnica de pesquisa que coleta dados por meio de entrevistas em grupo, a fim de debater um assunto especifico proposto pelo pesquisador. Os resultados obtidos mostraram que a saúde é trabalhada na escola, mas seria mais bem vista se houvesse mais tempo para trabalhá-la. Percebemos que a saúde é abordada, porém é preciso que as escolas tenham uma boa estratégia para que isso seja feito, pois, devido a complexidade e amplitude do tema, somente as aulas de Educação Física não possibilitam uma abordagem completa.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física /Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília:
MEC/SEF, 1997.96p.
MORGAN, D. Focus group as qualitative research. London: Sage Publications, 1997. (Qualitative Research Methods Series, 16).
PAIVA, F. S. L. Notas para pensar a educação física a partir do conceito de campo. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. especial, p. 51-82, jul. /dez. 2004.