UMA ANÁLISE DAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA CIDADE DE FORTALEZA EM RELAÇÃO A DISCIPLINA DE TREINAMENTO DESPORTIVO.

DAVI MOREIRA LIMA ROMCY

Co-autores: DIOGO QUEIROZ ALLEN PALACIO, PAULO ANDREY DE HOLANDA BASTOS e GABRIEL CAMPELO FERREIRA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

A finalidade principal da Educação Física escolar não é a descoberta de Jovens Talentos, mas sim possibilitar democraticamente as vivências com atividades físicas e desportivas de forma abrangente e inclusiva, havendo uma preocupação reduzida com os aspectos relacionados ao rendimento físico. No entanto, ao perceber em determinado aluno capacidade diferenciada ou potencial de desenvolvimento para determinada modalidade ou prática esportiva, o professor pode intervir na preparação deste aluno aplicando princípios de treinamento e exercícios para o aperfeiçoamento de suas capacidades físicas e técnicas. Nesse contexto, para que tal intervenção ocorra de forma satisfatória, torna-se necessária a qualificação do profissional de Educação Física no que se refere à aquisição e aplicação de conhecimentos relacionados ao treinamento desportivo no âmbito escolar. Dessa forma, despertamos para o seguinte questionamento: Como se dá a formação de professores de Educação Física em treinamento desportivo? O objetivo deste estudo foi analisar a formação inicial dos professores em relação a disciplina de treinamento desportivo nos cursos de educação física do município de Fortaleza. Esta pesquisa utilizou uma abordagem documental, predominantemente quantitativa, foi realizada uma busca documental em matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em Educação Física da cidade de Fortaleza, As análises dos dados foram submetidas à estatística descritiva simples. Como resultados, observa-se que apenas quatro das 11 faculdades de Fortaleza possui a disciplina de treinamento desportivo como obrigatória em sua matriz curricular no curso de licenciatura. Ressaltamos aqui a necessidade de se refletir sobre formação docente dos professores de Educação Física, de modo a incluir conteúdos que aperfeiçoem sua prática profissional e favoreçam uma intervenção futura com impacto sobre o contexto social dos discentes cada vez mais sólidos.