Introdução: O desempenho motor de crianças e adolescentes vem se constituindo numa preocupação permanente entre os especialistas da área da saúde. Esse interesse se justifica na medida em que a atividade física pode desempenhar importante papel na prevenção, conservação e melhoria da capacidade funcional e, por conseguinte na saúde dos adolescentes. Assim, a avaliação do desempenho motor fornece informações relevantes para o planejamento de programas de promoção de educação física e esportes, na formulação de estratégias de intervenção motora e na programação de rotinas de atividades e exercícios físicos. Objetivo: Analisar o desempenho motor de adolescentes de uma escola pública da cidade Caucaia, Ceará. Método: Estudo transversal realizado com 46 adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 12 a 14 anos, matriculados no ensino fundamental II, de uma escola pública da cidade de Caucaia. As características de desempenho motor foram determinadas a partir da realização dos testes propostos pelo Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR), força explosiva de membros inferiores (salto horizontal), agilidade (teste do quadrado) e velocidade de deslocamento (corrida de 20 metros). As variáveis demográficas foram autorrelatadas. Recorreu-se a estatística descritiva em (média e desvio padrão). Foram utilizados os seguintes testes: t independente, Anova (one way) e Qui-quadrado, Adotando-se p ≤ 0,05. Resultados: Uma prevalência de adolescentes foi classificada a baixo das recomendações nos testes realizados. Os meninos apresentaram melhor desempenho motor em relação as meninas, velocidade (4,24 vs 4,80 p≤0,03), agilidade (6,64 vs 7,18 p≤0,01) e força de membros inferiores (1,67 vs 1,39). Não foi registrado diferença significativa (p≤0,05) em relação as idades. Concluir: Em geral os adolescentes avaliados estiveram a baixo das recomendações. Os meninos apresentaram um melhor desempenho motor em relação as meninas. Sugere-se a realização de outros estudos que avaliem o desempenho motor de adolescentes com amostras representativas e considerando outras variáveis.