DIAGNÓSTICO DE VIVÊNCIAS COM O ATLETISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ACADÊMICOS QUE INGRESSAM NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
A partir do Programa de Iniciação à Docência (PID) da Universidade Federal do Ceará que visa estimular o interesse pela docência e pela vida acadêmica, por meio da aproximação dos alunos de graduação das atividades docentes, junto a um professor-orientador. Através da sistemática reflexão pedagógica sobre as estratégias didáticas da disciplina Atletismo I no curso de graduação em Educação Física da Universidade Federal do Ceará notou-se que a maior parte dos alunos ingressantes no curso não teve contanto com esta modalidade esportiva em sua Educação Básica. Partindo-se do pressuposto de que em qualquer programa de Educação Física Escolar este conteúdo deveria ser contemplado. resolveu-se pelo desenvolvimento do presente estudo ter como objetivo investigar se os alunos ingressantes nos segundo semestre de 2017 tiveram o Atletismo como vivência na Educação Física básica, para servir de base para o planejamento pedagógico da disciplina. Para isto foi elaborado um questionário acerca das seguintes temáticas: presença do Atletismo; características do seu desenvolvimento (teórico e/ou prático); grupos de provas trabalhadas; qual a natureza do local que desenvolve-se a modalidade; e, qual como foi a metodologia de ensino. Este questionário foi aplicado online por meio de formulário eletrônico. Os principais resultados obtidos foram: - apenas 8 % tiveram o atletismo contemplado no ensino médio na dimensão teórica e prática,13% somente teórico e 9% tiveram somente prática. No ensino fundamental 13% dos alunos tiveram contato com o Atletismo e apenas na dimensão prática.As únicas provas trabalhadas foram corridas de velocidade e de resistência, e corridas de resistência somente na dimensão teória.A natureza do local que se desenvolvia a modalidade era somente a quadra.A metodologia de ensino na sua maioria utilizada pelos professores foi visando o condicionamento físico, mas 20% apontou a ligação entre conhecimento teórico e prático. Diante da constatação de que tem sido pequena a efetiva presença do atletismo na educação física escolar cabe ao professor trabalhar desde do básico e consideramos de estrema importância que os cursos de formação apresentem possibilidades pedagógicas que os auxiliem a perceber que é possível ensinar a modalidade.
Autor: Douglas Gomes Rodrigues - Discente de Educação Física-Licenciatura Instituto do Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará
Orientador: Dr. Eduardo Vinicius Mota e Silva -- Docente do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará