ESTRUTURA FÍSICA DESPORTIVA E SUA IMPORTÂNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA.

PAULO ANDREY DE HOLANDA BASTOS

Co-autores: JEFFERSON DA SILVA ALVES, GILLIARDO DANTAS DO NASCIMENTO , PALOMA ALVES DE ALMEIDA , TARCIANE DA SILVA NASCIMENTO e RALCINEY MÁRCIO CARVALHO BASBOSA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

 

ESTRUTURA FÍSICA DESPORTIVA E SUA IMPORTÂNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA.

A estrutura física desportiva tem interferência direta na aprendizagem dos alunos de educação física, já que estes equipamentos são destinados as práticas pedagógicas. As estruturas desportivas interferem no trabalho pedagógico ou na orientação de exercícios, podendo na falta deles comprometer o desempenho profissional. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar a estrutura física desportiva das IES que atuam com licenciatura em educação física na região metropolitana de Fortaleza. No percurso metodológico, esta pesquisa se apresenta como uma pesquisa aplicada, descritiva, exploratória, transversal com ênfase ao caráter quantitativo. O cenário da pesquisa foram as IES públicas e privadas totalizando 18 cursos. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário estruturado respondido pelos coordenadores. Os resultados apresentam informações importantes sobre dados quantitativos, contudo, tem-se que salientar a importância das avaliações para licença de abertura dos cursos em educação física, hoje função do Ministério da Educação através do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES, que anteriormente, era função da CAPES. Nos resultados obtidos, as IES públicas possuem equipamentos próprios para uso nas aulas em quase todos os itens. Equipamentos esportivos como as quadras e ginásios foram encontradas em quase 100% da IES pesquisadas. Destas, apenas duas, que são privadas, não possuem ginásios. Na mesma reflexão, as quadras e ginásios nas IES públicas são todos próprios e nos particulares, existe um equilíbrio entre equipamentos próprios, alugados e em parcerias. Sobre as piscinas, uma das IES pública possui e das 16 IES particulares, somente quatro são próprias. Nas salas de lutas e de ginastica chama atenção o equilíbrio entre equipamentos próprios, alugados e em parcerias. Conclui se que as IES da grande Fortaleza possuem equipamentos desportivos básicos para iniciar um curso de licenciatura em educação física, contudo, muitos destes equipamentos estão em situação de aluguel e ou parceria, configurando fragilidade no que diz respeito ao conforto, locomoção e segurança nos equipamentos esportivos para aulas práticas na graduação.

Palavras chaves: Equipamento esportivo; estrutura física; licenciatura em educação física.

BIBLIOGRAFIA

AGÁPITO, C. M. O atletismo como alternativa metodológica nas aulas de educação física. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente 6(1): 123-134, jan-jun, 2015.

ANDRADE, M. P. Reforma Curricular dos cursos de licenciatura: uma experiência na licenciatura em educação Física da UFSJ. In. J. V. A, SOUZA (org.), Formação de professores para a educação básica: dez anos de LDB. Belo Horizonte, Autêntica, 2007 (pp. 45-56).

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998.

CANESTRARO, J.; ZULAI, L. C.; KOGUT, M. C. Principais dificuldades que o professor de educação física enfrenta no processo ensino-aprendizagem do ensino fundamental e sua influência no trabalho escolar. 2011.

NASCIMENTO, J. V. N; RAMOS, V; MARCON, D; SAAD, M. A; COLLET, C. Formação acadêmica e intervenção pedagógica nos esportes. Motriz, Rio Claro, v.15 n.2 p.358-366, abr./jun. 2009.

______. Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 15 mar. 2004a.