INTRODUÇÃO: A terceira versão da Base Nacional Comum Curricular - BNCC propõe que a Educação Física deve privilegiar oito dimensões do conhecimento, de modo a propiciar que os estudantes possam fazer trocas de representações e significados das manifestações corporais entre si e com a sociedade. A construção de valores aparece como uma dessas dimensões e indica que as atividades devem possibilitar "a aprendizagem de valores e normas voltadas ao exercício da cidadania em prol de uma sociedade democrática" (BRASIL, 2017, p. 179). O Ultimate Frisbee pode ser uma boa ferramenta para o desenvolvimento de vivências e discussões sobre os valores sociais, já que uma peculiaridade desse esporte é o espírito de jogo, característica que retrata o respeito que cada jogador deve ter pelos demais jogadores e pelas regras. Além disso, não existe árbitro nessa modalidade, cabendo aos próprios participantes a decisão acerca das violações. Assim sendo, assume-se que nenhum jogador buscará a vitória de maneira desleal (BARROS; REIS; MACHADO, 2014). OBJETIVO: Relatar a experiência vivida no Estágio Supervisionado III. METODOLOGIA: O estágio foi desenvolvido pelo autor deste trabalho na turma do 6º ano matutino do Centro de Ensino Positivo, em Natal-RN, durante o primeiro semestre de 2017. Foram planejadas cinco aulas utilizando o Ultimate Frisbee como objeto de conhecimento, com os seguintes objetivos (da primeira para a última aula): conhecer o Ultimate Frisbee e os seus movimentos básicos; criar jogos utilizando o frisbee; pensar sobre o que é agir com ética e a importância disso; discutir sobre as regras e situações de um jogo de Ultimate Frisbee; e experimentar o jogo criado na aula anterior. RESULTADOS: Observou-se que os estudantes ficaram bem entusiasmados por poderem conhecer uma nova modalidade esportiva. Até os que olharam para a proposta na primeira aula com certo receio, perguntando se haveria futsal, participaram de maneira satisfatória. Além disso, percebeu-se que as vivências, aliadas ao estímulo dado pelo estagiário, possibilitaram situações que permitiram discussões acerca da construção de valores, seja no discurso dos estudantes, ou nas circunstâncias do próprio esporte. CONCLUSÃO: Constata-se que o Ultimate Frisbee é um objeto de conhecimento que permite amplos debates acerca da construção de valores e os professores podem inseri-lo em seus planejamentos. Além disso, é importante ressaltar o papel do professor como mediador nas atividades, levando os estudantes à descoberta de situações geradoras de reflexão.
BIBLIOGRAFIA
BARROS, Patrícia Maira; REIS, Fabio Pinto Gonçalves dos; MACHADO, Raoni Perrucci Toledo. Uma proposta de sistematização do ultimate frisbee e do flagbol para as aulas de Educação Física escolar. Lecturas, Educación Física y Deportes, Buenos Aires, n. 189, fev. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 16 out. 2017.