NIVEL DE ENTENDIMENTO DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE PLANOS DE AULA

LETICIA ALVES MORAIS SANTOS

Co-autores: LETÍCIA ALVES MORAIS SANTOS, THIAGO GARCIA RAMOS, AILSON DE ARAÚJO CORREIA e ADRIANO CÉSAR CARNEIRO LOUREIRO
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID - idealizado pelo governo federal, oferece a oportunidade a universitários de ter a vivência do papel do professor no ambiente escolar. O subprojeto do PIBID do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará (UECE) oferece várias atividades supervisionadas aos bolsistas, e uma delas é a construção e aplicação de planos de aula. O objetivo da pesquisa é identificar o nível de entendimento e conhecimento adquirido sobre o plano de aula, pelos bolsistas do PIBID do curso de Educação Física da UECE, durante à atuação no projeto. Trata-se de uma pesquisa quantitativa. A amostra foi composta por 28 bolsistas do PIBID - UECE, que se disponibilizaram a responder o questionário  de 9 perguntas sobre o grau de entendimento desses bolsistas sobre a temática da elaboração de planos de aula, disponibilizado em plataforma digital do Google, no período do mês de outubro de 2017. Os resultados mostraram que 85,7% dos bolsistas se consideram capazes de elaborar um plano de aula e 14,3% às vezes (questão 1); 53,6% apontaram que às vezes necessitam de auxílio na elaboração do plano e 42,9% não precisam (questão 2); 67,9% conseguem elaborar as atividades dispostas no plano de aula, adequadamente, respeitando o tempo da aula e 32,1 não (questão 3); 75% se consideram conhecedores dos componentes de um plano de aula e 17,9% às vezes (questão 4); 21,4% dos bolsistas relataram não conseguir elaborar um plano para aula exclusivamente teórica, mas sim para planos com conteúdo teóricos e práticos (questões 5 e 6); Apenas 3,6% relataram não conseguir elaborar um plano de aula em uma perspectiva de abordagem dos temas transversais (questão 7); 100% consideraram importante ter plano para aulas de educação física (questão 8);  78,6% afirmam ter adquirido conhecimento sobre a elaboração de plano de aula e 28,4% não, durante o PIBID (questão 9).  De uma maneira geral, apesar de alguns bolsistas terem apresentado dificuldades em desenvolver aulas teóricas e com conteúdo específicos, a maioria dos bolsistas conseguem elaborar planos de aula. Conclui-se que o PIBID vem contribuindo de forma enriquecedora, dando oportunidade e auxilio para que todos possam adquirir mais conhecimento dentro do âmbito escolar e, a partir disso, ter uma maior propriedade e aproveitamento com relação a elaboração de um plano de aula na graduação.