O COTIDIANO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM-CE: POTENCIALIDADES E AMEAÇAS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA DE QUALIDADE

ELÍDIA COELHO BIÉ

Co-autores: KELLY ABREU DOS SANTOS , ELÍDIA COELHO BIÉ, ALEXSANDRO SALES DE LIMA, MILENA KARINE DE SOUSA LOURENÇO e SAMARA MOURA BARRETO DE ABREU
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

 

O objetivo do estudo consistiu em analisar as potencialidades e ameaças existentes na construção de uma Educação Física de qualidade sobre o cotidiano pedagógico das escolas municipais de Boa Viagem- CE. O percurso metodológico delineou-se para uma abordagem qualitativa cujo método foi um estudo de caso. Foi utilizado como instrumento de coleta, um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas. Os sujeitos foram 08(oito) professores de Educação Física de 03(três) escolas de ensino fundamental. Como potencialidades das análises sobre a concepção de qualidade sobre a Educação Física destacam-se, portanto, a relação docente - discente na otimização da aprendizagem; a perspectiva de uma Educação Física plural em torno dos seus conteúdos, como modo de ampliação do repertório de conhecimentos; e a relação teoria e prática como sistematização de múltiplos saberes. No que tange as ameaças foi identificada uma tendência de esportivização da Educação Física; a falta de formação específica de professores na área, a falta de formação continuada, e a invisibilidade de objetivos educacionais que estejam pautados sobre um pensamento social, de uma educação transformadora, crítica. Frente aos desafios existentes, vale ressaltar que as dimensões destacadas vêm contribuindo com novas possibilidades para que a disciplina de Educação Física seja vivenciada de forma dinâmica e contextualizada, a fim de constituir uma Educação Física de Qualidade.

Palavras chaves: Educação Física de Qualidade; Cotidiano Pedagógico; Ensino Fundamental.