INTRODUÇÃO: A definição de lutas se da por disputas em que os adversários deverão ser subjugados tanto individualmente quanto em grupo, através de técnicas e estratégias que poderão ser de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um espaço com movimentos de ataque e defesa, com características de regulamentação específica. As lutas são reconhecidas como conteúdo da Educação Física escolar, estando presente nos blocos de ensino dos PCN's. No entanto existe ainda certo receio por parte de alguns professores de utilizar esse conteúdo em sala de aula, devido a falta de materiais específicos no ambiente escolar. OBJETIVO: Relatar uma vivência da utilização de materiais alternativos para uso do ensino do conteúdo lutas no ensino superior numa perspectiva do ensino fundamental. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência realizado com estudantes do 6° semestre de um curso de extensão de graduação em Educação Física o ano de 2016. RESULTADOS: Quanto a teoria foi abordada aspectos históricos das lutas, assim como suas interpretações enquanto conteúdo crítico reflexivo na prática de arte marcial, nas lutas como modalidade esportiva e nos jogos de oposição. A diante foi explanado sobre a utilização e adaptação de lutas/jogos da antiguidade para uma realidade escolar, foi então decidido a criação de escudos e de espadas/katanas construídos com materiais recicláveis: Papelão, Cola, Pinceis e tintas de tecido. Ao final cada estudante criou um modelo diferente, seja na sua estrutura, no qual escolheram nos formatos de losango e/ou círculo. CONCLUSÃO: Conclui-se que a utilização de materiais alternativos para construção de escudos e espadas/katanas possibilitaram uma reflexão de outras possibilidades de utilização de outros materiais alternativos para os alunos.