AS CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ÂMBITO ESCOLAR

STELA LOPES SOARES

Co-autores: DOUGLAS PRADO ARAÚJO, VIVIANY CAETANO FREIRE AGUIAR, JOSÉ LYRYAL ROLIM CASTRO e HERALDO SIMÕES FERREIRA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

INTRODUÇÃO: Na escola, acredita-se que as pessoas se interessem mais quando algo é explicado e exemplificado, pois se torna mais interessante e consequentemente aproveitado. Geralmente livro vem cheio de informações, com gravuras muitas vezes incompreensíveis para os estudantes, não ajuda e pode chegar à atrapalhar. Hoje com o auxilio de tecnologias como computadores, tablets e celulares é possível chegar a uma informação mais clara e acessível de determinados assuntos. As tecnologias são tão antigas quanto o homem. Na verdade foi a necessidade do homem unido à sua engenhosidade que fizeram surgir as mais variadas tecnologias, ou seja, a evolução social do homem foi fazendo com que as tecnologias fossem sendo desenvolvidas de maneira gradativa no decorrer das épocas. OBJETIVO: Relatar as contribuições das atividades utilizando-se das novas tecnologias com auxilio no âmbito escolar. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa descritiva, a partir de um relato de experiência, de abordagem qualitativa, realizada por meio das observações aos diários de campos, no período de março a julho de 2017, em uma escola pública do estado, nas aulas de Educação Física, em turmas de Ensino Médio, em Sobral-Ce. RESULTADOS: As novas tecnologias proporcionaram uma maior interação entre os educandos e o meio tecnológico, com a aquisição de valores e conhecimentos, atitudes e conscientização responsável. A primeira atividade foi no computador, exigiam dos estudantes organização do tempo, do espaço, das relações internas da escola. As outras atividades buscaram desenvolver uma nova linguagem para encarar a dinâmica dos processos de ensinar e aprender, observando com maior ênfase, a capacidade de aprender novas habilidades, de assimilar novas opiniões, de lidar com o imprevisto, exercitando a criatividade e a criticidade. O que se percebeu nas atividades foi que eles foram bastante participativos, autônomos, cooperaram com elas e por último, ficaram curiosos por mais informações, levantando alguns questionamentos, comprovando que estas ferramentas auxiliam na formação do ser crítico a partir de uma participação ativa do sujeito com as maquinas e com os outros sujeitos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir das atividades realizadas, conclui-se que é notório que a utilização de artifícios tecnológicos é se faz necessário no contexto educacional atual, pois, com o auxilio desses materiais, o professor deverá provocar de maneira construtiva o aluno em seu total desempenho, por meio de situações problemas desafiadoras e superáveis a fim de provocar a construção do conhecimento e aprendizagem. Dessa forma, acredita-se que é de fundamental importância que as escolas utilizem as novas tecnologias para que o professor possa incrementar suas aulas e ainda para auxiliar no processo de ensino aprendizagem de seus alunos.

REFERÊNCIAS:

COX, Kenia Kodel. Informática na educação escolar. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

FIUZA, Deise Quiele Rauber; et al. Uso de objetos de aprendizagem digital para flexibilizar o conhecimento e potencializar a autonomia do aprendizado no ensino da educação ambiental. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental - REGET, Santa Maria, V. 18 n. 1 Abr 2014, p.583-596. Disponível em: . Acesso em: 25 mai. 2015.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O Novo Ritmo da Educação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012.

NASCIMENTO, Romulo Sales do. Uso e aplicação de ferramentas da web e softwares educacionais em sala de aula. ARTEFACTUM - Revista de Estudos em Linguagem e Tecnologia, ANO VII - N° 01/ 2015. Disponível em: http://artefactum.rafrom.com.br/index.php/artefactum/article/view/668>. Acesso em: 15 mai. 2015.