A REPERCUSSÃO DO ESPORTE NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

ADILIO MOREIRA DE MORAES

Co-autores: ADÍLIO MOREIRA DE MORAIS, ANGÉLICA DE FREITAS RIBEIRO, ÂNGELA DE FREITAS RIBEIRO, LUCIANE DA SILVA CARVALHO e VANESSA MESQUITA RAMOS
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

 

 

A REPERCUSSÃO DO ESPORTE NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

 

Adílio Moreira de Moraes *

Angélica de Freitas Ribeiro**

Ângela de Freitas Ribeiro***

              Luciane da Silva Carvalho****

Vanessa Mesquita Ramos*****

 

A prática esportiva é uma temática constantemente discutida no contexto da Educação Física Escolar, como estratégia de ensino capaz de influenciar e contribuir para e no desenvolvimento físico, psicomotor, cognitivo e social dos educandos. O esporte traz a capacidade de trabalhar várias das habilidades dos alunos ao mesmo tempo. A possibilidade de interações sociais que a aula de Educação Física tem é única, sendo que muitas vezes é nesta disciplina escolar que a criança tem a oportunidade de relacionar-se com as mais variadas formas de comunicação, como linguagem motora, modelos, respeito e cognitivo (MATTOS, 2006).  Assim, objetivou-se investigar a repercussão do esporte na prática pedagógica da disciplina de educação física escolar. Trata-se de uma pesquisa do tipo levantamento com abordagem quantitativa realizada nas escolas municipais de Ensino Fundamental do distrito de Moitas, Amontada-CE. Participaram da pesquisa cinco professores de Educação Física que responderam a um questionário em que os dados foram armazenados no banco de dados do programa Microsoft Excel® e analisados através de estatística descritiva. Os resulta mostraram que todos (100%) os professores participantes, consideram a prática do esporte nas aulas de Educação Física muito importante. A maioria (75%) afirmou que os educandos demonstram maior interesse e envolvimento quando participam de modalidades esportivas coletivas e apenas 25% destes relataram que o interesse maior seria pelas modalidades esportivas individuais. Em relação a adoção de encaminhamentos metodológicos para abordagem dos conteúdos, os resultados apontaram que nenhum professor seguia referenciais metodológico para a realização das práticas. A realização deste levantamento possibilitou identificar a necessidade de se trabalhar o esporte como forma metodológica no crescimento educacional dos alunos, visto também a importância de envolvê-los nas aulas com ludicidades e também a necessidade de novas metodologias para efetivar o esporte como um forte aliado no processo ensino-aprendizagem.

 

MATTOS, M. G. Educação Física Infantil: construindo o movimento na escola. São Paulo, SP: Phorte Editora, 2006.

 

PALAVRAS-CHAVES: Alunos; Educação Física; Esporte.

 

 


 

 

 

*Doutor em Ciências da Educação -  Universidade San Carlos - USC

**Discente do curso de Licenciatura em Educação Física pelo Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú - IVA

***Discente do Curso de licenciatura em Educação Física pelo Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú - IVA

**** Graduada em Educação Física Licenciatura pelo Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú - IVA

*****Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará - UFC