INCIDÊNCIA DE LEITURA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS ENTRE OS ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFCE- CANINDÉ

MAGNA LEILANE DA SILVA

Co-autores: DAIANE ARAUJO DE SOUSA, DAINA ELLEN DE SOUSA INACIO, JOSÉ FRANCISCO HERCULANO OLIVEIRA e MAGNA LEILANE DA SILVA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

A pesquisa é um dos pilares na formação profissional, sendo imprescindível no processo de desenvolvimento da comunicação para a formação acadêmica discente, por exemplo.  O presente trabalho tem como objetivo comparar o hábito de leitura de artigos científicos dos discentes entre os semestres do curso de Licenciatura Educação Física do IFCE - Campus Canindé. A pesquisa surgiu da necessidade de investigar a respeito do hábito de leitura dos estudantes, diante da dificuldade observada em sala na realização de algumas atividades que envolviam a leitura de artigos. A amostra do estudo foi composta por 69 sujeitos com média de idade 22,7±3,5 de ambos os gêneros, alunos do curso de graduação de diferentes semestres no curso de educação física do IFCE. A incidência de leitura foi investigada através de um formulário eletrônico. Aplicou-se a estatística descritiva com distribuição de média e desvio padrão para caracterização dos sujeitos de pesquisa, os estudantes foram divididos em dois grupos (G1: semestres 1, 2 e 3; G2: semestres 4, 5 e 6). Para comparar a leitura entre os grupos, aplicou-se o teste de Fisher. O nível de significância adotado foi de p<0,05. Os resultados evidenciaram que os estudantes G2 apresentaram diferenças significativas na prática da leitura de artigos em comparação aos estudantes do G1, no entanto não houveram diferenças com relação a leitura de resumos (p < 0,05); os estudantes do sexto semestre apresentaram desempenho superior com relação aos demais estudantes, fato relacionado a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Assim, constatou-se que os estudantes que compuseram este estudo demonstraram baixa prática de leitura de artigos científicos ao longo de sua formação, podendo comprometer a consolidação de conhecimentos, pautadas em uma abordagem que promovam atividades científicas com oportunidades de desenvolvimento de pesquisa.