LÚDICO, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

LUCIENE FERREIRA DA SILVA

Co-autores: LETÍCIA PASTRELLO CONTE e LUCIENE FERREIRA DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

LÚDICO, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Letícia Pastrello Conte[1]

Luciene Ferreira da Silva[2]

Educação Física escolar/Pesquisas concluídas

O lúdico é assumido enquanto componente da cultura historicamente situado (MARCELLINO, 1987). A infância, a criança e o jogo estão assentados em: Callois, 2006 e Huizinga, 2008 e alicerçam a compreensão de criança real e não de criança ideal, equanto ser político social e não como ser destinado às determinações dos adultos. A Educação Física contribui com o desenvolvimento de valores necessários para a vida social. Para o desenvolvimento humano há necessidade do jogo, que se torna um componente sóciocultural (HUIZINGA, 2008; PIAGET, 2013; VIGOTSKY, 1984). As ações pedagógicas e educativas na escola foram realizadas, por meio dos grupos de interesse do lazer, quais sejam: físico esportivos, sociais, artísticos, manuais, turísticos, intelectuais. (CAMARGO, 1995). Participaram da pesquisa 188 estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual situada no Estado de São Paulo. Os jogos foram organizados a partir da classificação de Callois (1990) e de Friedmann (1996). A pesquisa teve abordagem qualitativa, exploratória e bibliográfica. Em campo foi realizada pesquisa participante, ocorrendo interação da pesquisadora com os participantes. Durante 2017 foram vivenciados na escola: jogos de correr, perseguir e pegar, de mesa, de fórmulas de escolha, de rodas e de cantar, de atirar, com brinquedos construídos e de adivinhar (FRIEDMANN, 1996). Durante as vivências, a pesquisadora captou a familiaridade, e seu nível com a vivência dos jogos, se conhecidos, desconhecidos ou pouco conhecidos.

Quadro 1- Nível de familiaridades com os jogos.

Famílias

Conhecido

Pouco Conhecido

Desconhecido

Jogos de perseguir

Coelho sai da toca; Pega-pega; Pega corrente; Pula sela; Pega congela; Cabra-cega.

 

Tatu; Estafeta; Lobo Mau; Rio Bravo; Corrida de sapo.

Jogos de mesa

Quebra-cabeça.

 

Jogo da velha.

Jogos de Fórmulas de escolha

Passa Anel; Patinho feio; Lenço atrás.

 

 

Jogos de rodas

Passa Anel; Patinho feio; Lenço atrás.

Dança da cadeira.

Tatu.

Jogos de atirar

Amarelinha; Bola ao arco.

Peteca.

 

Jogos com brinquedos construídos

 

 

Jogo da velha; Cata-vento.

Jogos de adivinhar

Passa Anel; Mimica; Imitar animais.

 

 

Após análise dos dados, averiguou-se que o lúdico faz parte da cultura do grupo, mas deve ser estimulado com a vivência de jogos de todas as famílias propostas. As crianças gostavam de jogar e conheciam alguns jogos, mas de forma incompleta, com poucas variações e perceptível nível de dependência para o jogo. Houve deficiência em relação aos jogos mais vinculados aos grupos de interesses: manuais, artísticos e físico esportivos. Em relação aos grupos de interesses manuais e artísticos, na categoria de jogos com brinquedos construídos, a pesquisadora captou que os alunos não possuíam motricidade fina bem definida, devido a falta de contato com vivências relacionadas ao contexto.

 

REFERÊNCIAS

CAILLOIS, R. Os jogos e os homens. Lisboa: Cotovia, 1990.

CAMARGO, L. O. L. Educação para o lazer. São Paulo: Moderna, 1998.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2014.

PIAGET, J. Seis estudos da psicologia. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2013.

MARCELLINO, N. C. Lazer e educação. 16 ed. Campinas: Papirus, 1987.

VIGOTSKY, L. S.. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

 


[1] Discente, Educação Física, FC/UNESP, Depto. de Educação Física.

[2] Docente, FC/UNESP, Depto. de Educação.