NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS SURDOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE DOENÇAS LIGADAS A OBESIDADE EM UMA ESCOLA PROFISSIONAL INCLUSIVA DE FORTALEZA – CE

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA MONTEIRO

Co-autores: FRANCISCO JOSÉ DA SILVA MONTEIRO, ANA PAULA DA SILVA , ANTONIO WESLEY BARBOSA e MICHELE GONÇALVES ROMCY
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

Nas escolas, um dos principais papeis da disciplina de educação é de alertar as consequências da obesidade na qualidade de vida. Com isto é necessário que o professor fale de maneira clara e objetiva para os alunos entenderem e adquirirem esses hábitos. O estudo objetiva verificar se os escolares surdos do ensino médio de uma escola em Fortaleza, Ce compreendem a obesidade como fator de risco para outras doenças (hipertensão, Diabetes, Osteoartrite e Depressão), como também os sintomas e suas prevenções. Foi visitada uma escola de nível médio profissional na cidade de Fortaleza, Ce. A amostra é composta de 28 educandos surdos divididos pelos os três anos do ensino médio. Foi aplicado um questionário semiestruturado com 10 perguntas interpretadas por um interprete na hora da aplicação. Os resultados obtidos dos escolares participantes do estudo revelam que em algum momento em seu processo de aprendizagem tiveram acesso as informações sobre as patologias nas aulas de EF e/ou em outras disciplinas, porém também mostra pouca compreensão sobre os assuntos, principalmente sobre formas de prevenção. Conclui-se que os escolares pesquisados possuem pouca compreensão no que diz respeito a obesidade e suas consequências como também na prevenção, este sendo o fator primordial para não chegarem a obesidade e com adquirirem as doenças não contagiosas (hipertensão, Diabetes, Osteoartrite e Depressão).