DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - A PRÁTICA DE NOVOS RÍTMOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Carolina Maria da Costa Barbosa 1; Francisco Evaldo Orsano2.
1Graduanda em Licenciatura Plena em Educação Física; UESPI; 2 Professor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí; UESPI.
Para um discente tornar-se um bom professor, além do domínio do conhecimento teórico, faz-se necessário o conhecimento prático do conteúdo a ser abordado. A Educação Física escolar, dentro do contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais, é a área de conhecimento que possui competência para inserir e incorporar os alunos numa cultura corporal do movimento sistematizado, podendo ter como propósito a expressão de afetividade, o lazer, a apreciação dos sentimentos e emoções, além da busca pela preservação e melhoria da saúde. A dança foi integrada aos PCN'S em 1997, e foi assentida no Brasil como uma forma de conhecimento a ser exercida nas aulas escolares, respeitando essa inclusão. Apesar da importância da prática da dança na escola, inúmeras vezes ela é citada apenas em datas comemorativas ou atividades extracurriculares sem ser dada sua merecida relevância. O objetivo desse trabalho foi levar a dança para a escola de forma atrativa no intuito de proporcionar aos alunos de uma escola pública do ensino fundamental II, o conhecimento e a prática de novos ritmos. Os ritmos selecionados para as aulas foram o Hip Hop e o Reggaeton. As aulas foram ministradas em três momentos. Sendo o primeiro momento uma base teórica sobre o assunto, com aulas expositivas em slides e exibição posterior de vídeos relacionados ao tema. No segundo momento as aulas foram 100% práticas, onde os alunos puderam vivenciar a dança em si. E um terceiro momento, foi realizado uma simulação de arte grafite, onde os alunos produziram suas artes e puderam se expressar por meio dos desenhos e das pinturas. Houve ainda um quarto momento, em que foi realizada a exposição de todas as artes produzidas pelos alunos e apresentações de dança. O resultado do trabalho foi de grande relevância, pois os alunos mostraram-se interessados, receptivos e participativos durante todas as aulas desenvolvidas pelo professor. Concluiu-se portanto, que o conteúdo de dança nas aulas de Educação Física quando explanado aos alunos de forma excêntrica e prazerosa, gera um maior interesse quanto a prática na realização das atividades propostas pelo professor.
Palavras-chaves: Ensino fundamental II. Dança. Educação Física Escolar