O desenvolvimento da criança ocorre de forma sequencial e contínua, envolvendo aspectos, afetivos, sociais e cognitivos em qualquer atividade executada que haja interação com outras pessoas, e com a natação não seria diferente. Diante dessa perspectiva, o desenvolvimento motor das crianças continua durante todo o ciclo da vida, por meio da contínua alteração de comportamento, da interação e das condições do ambiente. Com base nisso, é fundamental que exista uma avaliação em crianças, pois a partir delas, serão analisadas algumas variáveis imprescindíveis para o desenvolvimento da mesma. Diante disso, o objetivo do estudo foi avaliar e comparar a motricidade global e a organização espacial de alunos praticantes e não praticantes de natação em contexto escolar. A amostra da pesquisa foi realizada com 14 alunos de uma escola, com idade entre 6 à 10 anos do sexo masculino e feminino dividido em dois grupos: praticantes de natação (G1) e não praticantes (G0). O teste de Rosa Neto (2002) foi feito individualmente e cada teste levou em média de 20 min para ser concluído. Na coleta de dados foi aplicado o teste de Motricidade Global e o de Organização Espacial (ROSA NETO, 2002). As variáveis descritas na pesquisa foram: Idade Cronológica (IC), Idade Motora (IM) e Quociente Motor (QM). Além disso, com base na escala do Quociente Motor, o aluno será classificado de acordo com seu resultado. A análise e tabulação dos dados foram organizadas no Excel For Windows XP. O grupo G1 que pratica natação é composto por 5 meninas e 2 meninos, com média de idade de 7 (±0,85) anos. O grupo G0 foi composto por 2 meninas e 5 meninos com média de idade 7,5 (±1,5). Os resultados obtidos com o teste de Motricidade Global no grupo G1: IC 89,7 (±10,2); IM 85,7 (±17,8); QM 95 (±10,8) e a classificação do QM é normal baixo a normal médio. Já o grupo controle G0: IC 93,5 (±18,9); IM 102,8 (±19,5); QM 113,2 (±27,2) e a classificação do QM é normal baixo a muito superior. Além disso, foi feito o teste de Organização Espacial que obtiveram os seguintes resultados: No grupo G1 IC 89,7 (±10,2); IM 108,8 (±11,5); QM 122,1 (±10,7) e a classificação do QM é normal alto a muito superior. Já o grupo controle G0: IC 93,5 (±18,9); IM 85,7 (±25,9); QM 92 (±20,2) e a classificação do QM é inferior à normal alto. Portanto, conclui-se que, os alunos praticantes de natação apresentaram níveis satisfatórios de Motricidade Global, porém é abaixo da média dos não praticantes. Todavia, os praticantes de natação possuem um valor bem maior do que os não praticantes em relação a Organização Espacial. Dessa forma, é perceptível que, a natação proporciona benefícios durante a fase infantil, no entanto no contexto da natação, não é um fator determinante para que as crianças sejam hábeis em todos os níveis de coordenação motora. Portanto, é necessário uma identificação mais precisa em relação a deficiência motora que a criança apresenta.