Introdução: Os mapas conceituais são estruturas esquemáticas que representam conjuntos de ideias e conceitos dispostos em uma cadeia de proposições, potencializando a aprendizagem, dessa forma, apresentando mais claramente a exposição do conhecimento e organizá-lo segundo a compreensão do seu idealizador. Na busca constante de fazer e tornar o aprendizado satisfatório dentro da Universidade, onde muitas vezes não há incentivo, considera-se como método primordial para alcançar tal objetivo o uso da interdisciplinaridade, que é apontada pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), como uma ferramenta para o desenvolvimento de um aprendizado mais consistente. O uso da interdisciplinaridade, nas disciplinas Eletivas no Cotidiano da Universidade, tende a favorecer o crescimento e o desenvolvimento de novos conhecimentos onde estes elevarão a compreensão dos alunos, sobre a importância do uso constante e fundamental da junção de outras áreas do conhecimento, no desenvolvimento de um todo. Objetivos: Relatar as contribuições da interdisciplinaridade nas atividades no Ensino Superior. Metodologia: Utilizou-se a pesquisa descritiva, a partir de um relato de experiência de abordagem qualitativa, com anotações em diário de campo, ocorridas no ano de 2016, em uma Universidade Pública do interior do Ceará. Resultados e discussões: Todas as atividades desenvolvidas significaram uma oportunidade de crescimento e troca de saberes e experiências, as atividades realizadas utilizou-se de Metodologias Ativas a partir de Mapas Conceituais. As disciplinas abordadas foram de Educação Física para Pessoas com Deficiência e Didática Geral. Favorecendo a aquisição de conhecimentos por todos os envolvidos neste processo: discentes do curso de graduação em Educação Física. Vale salientar que as práticas interdisciplinares adotadas foram desenvolvidas simultaneamente, com o acompanhamento pedagógico da coordenação de curso e da assessoria pedagógica do professor da disciplina. Foi possível perceber que os conteúdos que se interconectaram para propiciar o desenvolvimento das competências/habilidades apontadas pelos docentes. Dessa maneira, ocorreu a conscientização dos discentes e docentes a respeito da importância e necessidade de se desenvolver um trabalho integrado. Durante os momentos, os discentes elencaram como dificuldades: não identificação inicial de como associar a disciplina de Didática com a de Educação Física para Pessoas com Deficiência, a dificuldade entre planejar as aulas de Educação Física para Pessoas com Deficiência de forma dinâmica para que todos se motivassem a participar e como meios de alcançar os resultados os discentes pontuaram que poderiam traçar estratégias para facilitar a elaboração de Plano de Aula de forma interdisciplinar. Além disso, os mesmos pontuaram questões sobre os elementos necessários para favorecer a dicotomia teoria e prática. O retorno dos discentes foi muito positivo, pois os mesmos, levantaram muitos questionamentos sobre a não implementação em outras disciplinas do curso, além de que, todos se mostraram muito envolvidos nas atividades desempenhadas, demonstrando muito interesse para que atividades assim se perpetuem. Considerações Finais: Outras perspectivas puderam ser elencadas para futuros trabalhos interdisciplinares em decorrência do sucesso do projeto na Universidade, novas ideias passaram a surgir a partir do momento em que o planejamento foi executado e analisado, pode-se concluir então que a necessidade da integração da interdisciplinaridade passa a ser um viés de desenvolvimento da aprendizagem dentro da Universidade com intuito de mudar a realidade da Educação.