INTRODUÇÃO: A Educação Física (EF) se configura como um instrumento importante para a formação de valores, a socialização e o desenvolvimento do indivíduo em todas as suas dimensões. Dessa forma, a EF abrange uma diversidade de saberes por meio de práticas corporais, proporcionando aos indivíduos o acesso ao conhecimento e experiências, permitindo o acesso a um vasto universo cultural, Enquanto disciplina escolar, ela é entendida "como uma disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, capacitando-o para usufruir os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida" (CONFEF, 2002).Para a realização de determinadas práticas é necessária a aquisição de materiais específicos. No entanto, caso a escola não possua os equipamentos oficiais, é possível construí-los com material reciclável ou adaptá-los.OBJETIVO: O objetivo deste trabalho é relatar a experiência dos autores no desenvolvimento de uma aula de Badminton em uma turma do 9º ano, em uma escola pública de Fortaleza, durante uma das intervenções da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental.
METODOLOGIA: Esta aula foi ministrada por quatro estagiários de Educação Física a uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II, com média de idade de 13 anos. Os alunos foram direcionados para a quadra, onde os estagiários fizeram uma avaliação diagnóstica, questionando o que os alunos sabiam sobre o esporte, se tiveram alguma experiência em outros locais fora da escola, etc. Em seguida, comentou-se sobre sua história, principais regras, equipamentos necessários para jogar, habilidades básicas necessárias e como se joga. Apresentou-se uma raquete e peteca aos alunos, passando de um a um, de forma que os alunos pudessem ter contato com tais instrumentos. Em seguida, comentou-se sobre a ausência dos materiais na escola, e que, para a prática durante a aula, os materiais deveriam ser confeccionados. Assim, os alunos foram envolvidos no processo de confecção dos materiais. Visando a inclusão e participação de todos os estudantes na aula, cada aluno confeccionou sua própria raquete, orientados pelos estagiários.
Para a confecção das raquetes, utilizaram-se caixas de papelão e pedaços de elásticos (ligas). Para a confecção da peteca foram utilizados uma folha de jornal, um pedaço de tecido tnt (20x20cm) e um pedaço de fita (30cm). RESULTADOS: Os alunos mostraram-se interessados na aula. Grande maioria da classe não conhecia o Badminton, nunca tinham vivenciado nas aulas de Educação Física e tampouco fora da escola. Permaneceram o tempo todo participando da aula, interagindo uns com os outros. Alternaram a peteca durante o jogo, optando pela confeccionada com materiais alternativos, pois para eles, facilitava a sua permanência no jogo, já que a peteca sintética mudava de direção constantemente ao ser rebatida devido à ventania. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os esportes estão intimamente ligados à Educação Física. Durante as aulas os alunos têm a possibilidade de ter o primeiro contato com alguns esportes. Dessa forma, deve-se buscar diversificar e inovar os conteúdos propostos em cada aula, permitindo que o aluno vivencie variadas modalidades esportivas, não se restringindo aos esportes coletivos (futsal, handebol, vôlei e basquete). Mesmo com uma série de fatores que aparentam se opor à realização das aulas, em geral, o professor busca adotar algumas estratégias para deixar suas aulas mais atrativas, a fim de despertar o interesse dos alunos pelos saberes abordados nas aulas.
REFERÊNCIAS: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCCpublicacao.pdf>.Acesso em: 23 junho de 2017.
BRASIL. [Lei Darcy Ribeiro (1996)]. LDB nacional [recurso eletrônico] : Lei de diretrizes e bases da educação nacional : Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. - 11. ed. - Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015. - (Série legislação ; n. 159)
GALATTI, L. R. e PAES, R. R. Fundamentos da pedagogia do esporte no cenário escolar. Revista Movimento e Percepção, Espírito Santo do Pinhal, SP, v. 6, n. 9, jul/dez, 2006.
REVISTA CONFEF. Educação Física Escolar. Disponível em:< http://www.confef.org.br/extra/revistaef/arquivos/2002/N05_DEZEMBRO/02_EDUCACAO_FISICA_ESCOLAR.PDF>. Acesso em 24 de junho de 2017.