Ao se pensar em atividades lúdicas que integre os alunos com deficiência, busca-se um instrumento de aprendizagem que crie condições para que todos os alunos explorem os movimentos e interajam com seus colegas, sendo que a relação entre o aprender é muito importante também para crianças com deficiência, fazendo com que essa criança consiga interagir com as outras crianças da escola e também ajudando para a melhora do seu convívio com a sociedade. É importante destacar a função do brincar na socialização e promoção do desenvolvimento de todas as crianças na escola e fora dela, além de ser um meio facilitador de inclusão de crianças com deficiência no ambiente escolar. Abordaremos como a prática da atividade lúdica na escola contribui para o favorecimento do convívio social e o desenvolvimento dos alunos com deficiência na escola. Este trabalho será uma pesquisa de campo, longitudinal e qualitativa buscando entender a prática de atividades lúdicas e da atuação do professor de educação física para a integração dessa criança na escola, promovendo a ele um bem-estar, fazendo com que ele não se sinta uma pessoa diferente e sim uma pessoa capaz de praticar várias atividades, além do que ele e a comunidade escolar dizem que ele é capaz. Este estudo aborda autores como Edison Duarte 1999, Sônia Maria Toyshima Lima 1999,Mawerberg de Castro 2000, Marques1997, Apud Regen 1998, Sassaki 1999, Regen 1998, contribuíram de forma metodológica para a formação dessa pesquisa. A pesquisa se propõe a destacar a importância da atividade lúdica para o favorecimento da inclusão escolar e o desenvolvimento dos alunos com alguma deficiência na escola e na sociedade. Parte do professor de educação física proporcionar a essas crianças experiências jamais vividas, fazendo com que a cada aula elas descubram algo novo, parte desse profissional também promover a integração de alunos portadores de deficiência com os outros alunos, fazendo com que eles sintam que são todos iguais e que eles são capazes de exercer funções até melhores do que pessoas que não possuam alguma deficiência, ajudando na integração dessas crianças na sociedade melhorando seu convívio no ambiente escolar.