O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE
INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID foi regulamentado em 24 de junho de 2010, através de publicação no DOU - Diário Oficial da União-, decreto n° 7.219 assinado pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. O PIBID oferece bolsas aos alunos de cursos presenciais que se dediquem aos estágios nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. (BRASIL, 2015). Com essa iniciativa, o PIBID faz uma articulação entre a educação superior, por meio das licenciaturas, a escola e os sistemas estaduais e municipais. O programa possibilita os alunos do subprojeto de Licenciatura em Educação Física, a consolidação da sua formação em experiências desenvolvidas nas escolas da rede pública. As ações concretizadas pelos acadêmicos tendem a favorecer com o crescimento da formação profissional. Possibilita ainda, a resolução de divulgar e publicar os resultados da produção de conhecimento construídos junto às escolas em eventos científicos, seminários, encontros pedagógicos e revistas especializadas na área. As intervenções tem como consequência melhoria na qualidade de ação do docente na escola, como, currículo, ética, moral e aprendizado. OBJETIVO: Refletir sobre a importância do PIBID na construção da identidade docente. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, com aspectos descritivos, e orientados por um relato de experiência. A experiência no programa se desenvolveu na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Professora Carmosina Ferreira Gomes, localizada no município de Sobral-Ce. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Os participantes do PIBID são inseridos no cotidiano escolar, planejam e participam de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, buscando superar problemas identificados nos processos de ensinar e de aprender. Com os processos de formação e atuação nas escolas, estudos direcionados aos problemas cotidianos. CONCLUSÃO: O PIBID, portanto, tem uma grande contribuição para formação docente, pois possibilita experiências e vivencias escolares reais, com enforque na preparação do acadêmico em relação a sua metodologia de ensino e a sua didática. O PIBID também pode possibilitar a relação do bolsista enquanto docente, entre aluno e professor. Essa influencia do programa na vida do educando busca instrui-los a pensar em uma educação melhor, inovadora e transformadora de vidas.