A INCLUSÃO NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO

ELIANE MENDES LIMA

Co-autores: ROMILLA DE MENEZES NASCIMENTO e ELIANE MENDES LIMA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

O presente trabalho aborda um estudo de caso sobre a inclusão no ambiente escolar. A inclusão social baseia-se nos princípios da aceitação das diferenças individuais, da valorização de cada pessoa, da convivência dentro da diversidade humana e aprendizagem através da cooperação. A inclusão é o modo ideal de garantir igualdade de oportunidades e permitir que alunos com deficiência possam se relacionar com outras crianças e estabelecer trocas para poderem crescer. Sabemos que a inclusão é um tema polêmico e atual na realidade escolar brasileira, partindo desse conceito observaremos um aluno incluído numa escola pública do município de Maracanaú. Por meio desse estudo de caso objetivamos mostrar a possibilidade da inclusão do educando com necessidade especial de aprendizagem na escola. A pesquisa foi realizada a partir de um estudo de caso, onde observamos a rotina escolar de um aluno com paralisia cerebral tanto em sala de aula no ensino regular como na sala de atendimento educacional especializado. A partir dos testes desenvolvidos no atendimento educacional especializado, percebemos a evolução do educando ao longo dos anos. Contudo, ainda assim, o aluno apresenta dificuldade, que deverão ser trabalhadas com equipe de profissionais, para que o mesmo consiga superar as dificuldades e tenha prazer na aprendizagem.

Palavra Chave: Educação Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado, Deficiência Física.