Introdução: O desenvolvimento das atividades rítmicas e expressivas é a expressão de diversos eventos que marcaram a vida da sociedade através de modificações contínuas. Como arte transformadora se modifica de acordo com os meios existentes seguindo os caminhos de autonomia e sobrevivência. Assim Atividades Rítmicas e Expressivas mais conhecidas como dança é um dos conteúdos desafiador por parte dos professores que na maioria das vezes deixam de inserir no planejamento escolar. Objetivo: Deste modo o presente estudo tem como objetivo identificar se os conteúdos de atividades rítmicas e expressivas são aplicados pelos profissionais de Educação Física do 6º ao 9º do ensino fundamental. Metodologia: Conduzido a partir de uma pesquisa de campo, de modo transversal com a abordagem quantitativa, onde se utilizou da aplicação de questionário estruturado para a coleta de dados. Participaram da pesquisa 10 professores de Educação Física atuando na escola. Resultados e Discussões: Os principais resultados apontam que 70% dos entrevistados entende com bastante relevante a aplicação dos conteúdos de atividades rítmicas e expressivas. Porém apesar reconhecimento da relevância deste, 40% destacam a necessidade de um melhor planejamento, já para 33% falta de capacitação seria ponto chave na dificuldade, de ministrar este conteúdo. Percebeu-se que, embora reconheça-se, a importância deste conteúdo no processo de aprendizagem do educando, ainda existem barreiras na aplicabilidade. Portanto, tornam-se necessárias ações que abordem está temática, rompendo com uma ideologia de padrões esportivista, preestabelecidos e codificados em uma cultura tradicional. Conclusão: Conclui-se que a dança é um conteúdo extremamente relevante, e que sua existência no currículo escolar poderá infere modificações e transformações para a formação integral do educando.