IntroduçãoA dança é uma das formas mais remotas de comunicação entre os povos. Sua utilização esteve presente desde das civilizações mais antigas até as mais atuais, nas quais encontramos aspectos culturais e educacionais.Objetivo: Deste modoa presente pesquisa tem como objetivo, identificar a percepção os acadêmicos de Educação Física a respeito do conteúdo de dança na sua formação, fazendo uma comparação entre gênero.Metodologia:Trata-se de um trabalho de campo do tipo quantitativo-descritivo, para tal, foi utilizado com instrumento um questionário semiestruturado. Foram entrevistados 100 alunos regularmente matriculados no curso de educação Física de uma faculdade de Fortaleza.Resultados e Discussões: Os resultados obtidos indicaram um transformação dos acadêmicos sobre o conteúdo de dança após cursarem a disciplina, assim o gênero feminino apresentou uma aprendizagem significativa de 18% para 44% no conhecimento intermediário e de 2% para 12% no nível avançado. Com relação ao gênero masculino caracterizou-se de forma expressiva, já que 43% não apresentavam nenhum conhecimento ante de cursar a disciplina, reduzindo para 2% após a realização da mesma, e um aumento significativo no nível intermediário de 18% para 44%. Percebeu-se que, embora os acadêmicos, independentemente do gênero, tenham apresentado um aumento expressivo no processo de aprendizagem dos conteúdos em dança, ainda existem barreiras na aplicabilidade destes quando se refere ao gênero masculino. Portanto, tornam-se necessárias ações que abordem esta temática, rompendo com uma ideologia de preconceitos conduzidos por padrões estabelecidos e codificados em uma cultura tradicional que dita o que pode e o que não pode mediante o gênero.Conclusão:Conclui-se que a dança é um conteúdo extremamente relevante para a formação do profissional de Educação Física, e que sua existência no currículo acadêmico poderá infere modificações e transformações para a sua atuação profissional.