COMPARAÇÃO DOS FATORES MOTIVACIONAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA EM ESCOLAS PÚBLICA E PRIVADA
INTRODUÇÃO: A aprendizagem na escola depende de diversos fatores e não somente das capacidades cognitivas do aluno e seu sucesso ou fracasso neste processo, os alunos reafirmam isso quando dizem que um fracasso ou mau rendimento escolar não necessariamente abalam a motivação do aluno. OBJETIVO: O presente estudo investiga os fatores motivacionais para a prática nas aulas de educação física. O instrumento de coleta de dados utilizado foi elaborado por Kobal (1996). MÉTODOS: Este estudo apresentou delineamento transversal do tipo descritivo, quantitativo e sua amostra foi realizada em duas escolas do município de Caucaia com 280 alunos ambos matriculados do 6º ao 9° em duas instituições, uma pública e outra privada. RESULTADOS: Tanto na escola pública e privada, os alunos se demonstram motivados para a prática das aulas de Educação Física, onde a motivação intrínseca foi apontada como total responsável por essa motivação. As motivações de ordem intrínseca foram consideradas pelos estudantes como os maiores índices para a participação nas aulas. CONCLUSÃO: Existe uma reflexão crítica e para construção do saber, o importante é que os próprios professores de Educação Física não se limitem apenas ao caráter desportivo da Educação Física, ou seja, o jogo pelo jogo sem fundamentação e sim que tratem a Educação Física como realmente uma área de conhecimento que possui uma especificidade: o movimento humano consciente.
Palavras-chave: Motivação; Escolares, Educação Física.
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