A avaliação formativa pode ser definida como um processo de avaliação pedagógica que acompanha a evolução dos alunos durante o procedimento de ensino e aprendizagem. Ao utilizar essa ferramenta pedagógica nas aulas de educação física o professor consegue identificar falhas no processo de ensino, que podem ser modificadas para garantir que os objetivos de aprendizagem da disciplina sejam alcançados de maneira satisfatória por todos os educandos. Nesta perspectiva, este estudo se propõe ao objetivo de realizar um levantamento bibliográfico de pesquisas científicas que apresentem a avaliação formativa na educação física escolar como uma ferramenta significativa na promoção do desenvolvimento integral dos estudantes e na formação continua do professor. Para alcançar o objetivo da investigação, pareceu-nos adequada a utilização de uma metodologia de investigação qualitativa, descritiva e interpretativa. Neste estudo apresentamos o conceito de avaliação formativa; as atribuições da disciplina de educação física escolar; a avaliação formativa como ferramenta de promoção do desenvolvimento integral de escolares; e a avaliação formativa como promotora da formação contínua dos professores.
MODELO TRABALHO: ARTIGO COMPLETO