ABORDAGENS E TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR BRASILEIRA: CONTEXTO HISTÓRICO E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.

ANA PATRÍCIA CAVALCANTE DE QUEIROZ

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Durante a realização deste estudo tentamos fazer uma associação da relação que existe entre as tendências e abordagens educação física escolar, com o contexto histórico e às características do curso de formação de professores. Seguindo o tempo histórico do Brasil, o estudo foi organizado em sete períodos: pré-"descobrimento"; Colonial - 1530 a 1822; Império 1822 a 1889; República - 1889 a 1920 e 1930 a 1963; Ditadura Militar - 1964 a 1985; e Nova República - 1985 - atual. Durante a descrição histórica desses períodos fomos discorrendo sobre as características dos cursos de formação inicial de professores e sobre tendências e abordagens da educação física escolar, tentando encontrar relações de influência de cada período histórico sobre estas, com a finalidade de alcançar o objetivo desse estudo que pretende analisar a influência do contexto histórico e da formação inicial de formação de professores nas abordagens e tendências da educação física escolar brasileira. Para tanto, realizamos um estudo bibliográfico, com abordagem qualitativa, de referências que pudessem contribuir de forma efetiva para a construção deste. A pesquisa foi realizada seguindo os critérios de um resumo bibliográfico designando-se a abordar de forma qualitativa a análise e interpretação dos dados investigados, atribuindo a esta um caráter fenomenológico-hermenêutico. Ao finalizar este estudo podemos perceber que as transformações ocorridas na história do Brasil estão diretamente interligadas às mudanças de características dos cursos de formação inicial de professores, e consequentemente às mudanças das abordagens e tendências da educação física escolar.

 

MODELO TRABALHO: ARTIGO COMPLETO