A história da psicomotricidade se faz presente desde que os primórdios. No início do século XX, iniciaram-se pesquisas com a temática da imagem corporal relacionadas com a área biomédica, considerando o corpo biológico e tendo como sustentação a noção de esquema corporal sugerida pelo neurologista britânico Henry Head. A construção da imagem corporal é um ponto relevante para a formação do conceito de ser do indivíduo. Possuindo um caráter dinâmico e mutável, no qual acompanha todo o ciclo de vida, sendo constatemente construída, editada, elaborada, transformada e reelaborada. A imagem corporal engloba as possíveis formas pelas quais a criança experimenta e conceitua seu próprio corpo, estando ligada a uma organização cerebral integrada, influenciada por fatores sensoriais e por processo de desenvolvimento. Devendo ser compreendida como um fenômeno singular, estruturado no contexto da experiência existencial e individual do ser humano, representando uma forma de equilíbrio que, como núcleo central da personalidade, organiza-se em um contexto de relações mútuas do organismo e do meio. Objetivou-se determinar o perfil da imagem corporal de crianças de 4 a 10 anos em uma escola particular de Fortaleza-Ce, através do desenho corporal, que representa a imagem denotativa do corpo. Após a realização dos testes de autoimagem os resultados da cotação realizada foi de 16%, 49%, 33% e 2% nas cotações 1, 2 , 3 e 4 respectivamente. Com distorção de 4%, 10%, 12% e -26%. A amostra foi quantificada de acordo com a faixa etária das crianças e a cotação esperada foi calculada baseada nesta quantificação. Em alguns momentos a cotação realizada é superior a esperada, isso porque o que se esperava na cotação 4 migrou para as cotações de 3 a 1, apresentando uma distorção negativa. Pode-se visualizar as distorções superiores na cotação 1, 2 e 3, crianças de 4 a 8 anos. Bem como uma distorção inferior na cotação 4, crianças com 9 e 10 anos. Concluiu-se que o perfil da imagem corporal das crianças da instituição apresentou-se deficiente, pois a distorção nas últimas séries apresentou-se negativa. Demonstrado um baixo nível quando comparado a cotação da metodologia aplicada, embora tenham havido alguns desenhos que se destacaram no ponto de vista qualidade de detalhes anatômicos e diposição espacial de algumas crianças nas séries iniciais, referentes as crianças que passaram período integral e que tiveram aulas de psicomotricidade regulares durante todo o ano anterior a aplicação do teste.