O presente trabalho traz, para este artigo completo, um recorte da monografia A percepção dos gestores escolares sobre o papel do professor de Educação Física na escola, pesquisa esta que teve como objetivo investigar, verificando sob a ótica dos gestores escolares, a função dos professores de Educação Física na escola. O estudo usou uma abordagem qualitativa, de caráter transversal e de campo, sendo trabalhado em três escolas estaduais, exclusivamente do ensino médio, do município de Canindé - Ceará, no ano de 2017. Dos treze gestores que foram entrevistados, quatro farão parte deste recorte, sendo escolhidos pelas peculiaridades de suas respostas, e das quatro perguntas subjetivas sobre a função do professor de Educação Física na escola, às quais foram divididas em quatro categorias temáticas a partir das respostas do questionário, duas serão desenvolvidas por ambas darem início a uma conversação no tocante à percepção investigada. Diante dos resultados logrados perante a realização desta pesquisa, foi possível perceber que se faz necessário realizar novos debates e trabalhos no meio acadêmico sobre este tema, para proporcionar visibilidade à disciplina e seu verdadeiro papel na instituição escolar, esclarecendo o seu objetivo para que equívocos sejam evitados, uma vez que com a informação fidedigna poderá ocorrer uma visão pedagógica mais ampla por parte da sociedade escolar, especificamente aos gestores, que são os sujeitos deste estudo, no tocante à Educação Física e a sua verdadeira aplicabilidade na escola.