O ENSINO DE ESPORTES DE INVASÃO NOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL II: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA

RAQUEL PEREIRA DE MORAIS

Co-autores: e ROMILLA DE MENEZES NASCIMENTO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

O referido texto apresenta um relato de experiência desenvolvido na disciplina de educação física em uma escola pública municipal de Fortaleza, por meio da socialização do conteúdo dos esportes para as de turmas do 6° e 7° anos. Faremos uma análise dos registros contidos no instrumental de planejamento semanal e no diário de classe. No plano anual, foi previsto, para o 3° bimestre, o tema dos esportes e os seguintes subtemas: handebol e basquetebol, contemplando os aspectos históricos, regras, fundamentos, construção de materiais alternativos para as vivências e o tema da inclusão no esporte. A partir da formação dos professores de educação física realizada pela prefeitura de Fortaleza, que abordou os princípios da Base Nacional Comum Curricular de 2008 e as novas classificações da Unidade Temática dos Esportes, passamos a considerar os conteúdos esportivos dos handebol e basquetebol como subtemas do objeto de conhecimento dos esportes de invasão contidos na unidade temática dos esportes. O presente estudo busca contribuir na reflexão e proposição de atividades sobre a unidade temática dos esportes nos aspectos do planejamento e didáticos metodológicos. Os resultados apresentados, foram: adoção das novas classificações da BNCC para o ensino dos esportes; correspondência entre o planejado e o executado; participação satisfatória dos alunos principalmente nas aulas em que se utilizou material confeccionado; sensibilização para a inclusão no esporte; necessidade de maior estímulo e acompanhamento para as atividades de pesquisa e execução de atividades teóricas.