O resumo ressalta a relevância dos jogos, brinquedos e brincadeiras enquanto ação pedagógica na Educação Física inclusiva, almejando entender a sua assistência no emponderamento de novos conhecimentos. É necessário que pilares, como sociedade, escola e professores das diversas áreas, em especial o decorrido aqui, entre outros tenham objetividade em uma educação democrática, onde se trabalhe às concepções convivência, reconhecimento e valorização das diferenças. As atividades construídas por meio lúdico proporciona um melhor raciocínio e atenção, pois tais brincadeiras ocasionam uma potência nos movimentos das sinapses, que por sua vez promove um amplo contexto de possibilidades e estratégias para o sucesso do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência. A abordagem metodológica se deu em um estudo qualitativo/descritivo abordado entre (março a novembro/2018), onde perdurou o programa de monitoria acadêmica e iniciação científica - PROMIC, que teve como monitoramento a disciplina "Atividade Física para Pessoas com Deficiência", houve também a leitura da visão de teóricos íntimos da temática. Para isso, tal texto tem o objetivo de identificar a adaptação dos jogos, brincadeiras e brinquedos que favorecem a participação de pessoas com deficiência. Ponderou-se que a colaboração dos jogos, brincadeiras e brinquedos são mencionadas em todas as áreas da saúde, visto que são uma ponte construtiva e efetiva no aprender, pois potencializa a inclusão para todos, principalmente aqueles alunos com algum grau da deficiência. Mediante a essa perspectiva , os jogos, brinquedos e brincadeiras inclusivas se mostram como "armas" que viabiliza aos alunos descritos uma evolução de desenvolvimento eficaz sobre o motor/cognitivo, ao passo que oportuniza um aperfeiçoamento na formação do profissional falado neste trabalho.