O FUTSAL COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA E DISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

CARLOS ROBERTO SANTOS PINTO

Co-autores: ANA PAULA MOURA IRINEU e JOSÉ ELICLAÚDIO DANIEL ALVES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Resumo simples

A educação física tem um papel extraordinário e desafiador na escola, o de formar alunos de corpo inteiro, com um pensamento crítico e autônomo. Assim, esse projeto visa melhorar a disciplina dos alunos do ensino fundamental II através de um campeonato de futsal, tendo como objetivos: Compreender o que leva a indisciplina por parte dos alunos em sala de aula;Buscar uma ferramenta que melhore o desempenho dos alunos indisciplinados através do futsal. Desta forma, surge o seguinte questionamento: como o professor deve trabalhar de forma pedagógica com os alunos indisciplinados? Para entender esse problema realizou-se uma pesquisa exploratória através de relatos de professores e experiências anteriores. O projeto foi realizado em duas escolas municipais de Itapipoca que se localizam na zona rural praiana: E. E. B Jose Maria da Silveira (Baleia) no ano 2016 e na zona rural sertaneja: Sebastião Gabriel Martins (lagoa das carnaúbas) no ano 2017, com turmas do Ensino Fundamental II, com o intuito de perceber como estava a visão dos professores perante essa situação de indisciplina que era notória. Esta pesquisa é de natureza exploratória de revisão bibliográfica onde pesquisamos sobre o tema futsal como pratica pedagógica e disciplinar. Os resultados mostraram que os alunos conseguiram absorver tudo que foi proposto, tornando esses mais criativos, participativos e compreensivos na visão do professores. Conclui-se que futuramente por meio deste projeto a abordagem pedagógica e disciplinar será de grande importância para novos alunos, devido ao grande apreço pela a prática do futsal, podendo trazer resultados significativos, como a melhoria do senso de cooperação e a autonomia dos mesmos perante a sociedade.