TÊNIS NA ESCOLA PÚBLICA – E EXISTE?

FABRICIO LEOMAR LIMA BEZERRA

Co-autores: e ANA STELA PEREIRA DOS SANTOS
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Durante nosso processo formativo no curso de Licenciatura em Educação Física, entre os anos de 2005 e 2013, na Universidade Federal do Ceará (UFC), não tivemos em nossa grade curricular nenhuma disciplina sobre esportes de raquete. Ou seja, nossa formação acadêmica inicial foi escassa em relação ao tênis, e isso acontece até os dias de hoje, pois a formação de docentes em Educação Física na UFC ainda não traz esse conteúdo. Por que então trabalhar o esporte tênis na escola?Compartilharemos, portanto um conjunto básico de possibilidades metodológicas junto ao tênis na escola. Entendemos também que os esportes de raquete em geral podem não ser algo presente na vida pregressa dos professores e até mesmo ser uma lacuna na vida acadêmica, entretanto tais esportes não podem ser deixados de lado, especialmente, porque a partir de 2017, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) estabeleceu os esportes de raquete como um dos objetos mínimos de conhecimento do alunato. Contribuindo para uma mudança no panorama da prática de tênis dentro da escola pública, este trabalho pretende ampliar os diálogos sobre a prática esportiva do tênis nas escolas públicas, a fim de que professores(as) de Educação Física possam sentir-se motivados a realizarem tais práticas em suas aulas mesmo sem ter os recursos materiais tidos como necessários ao esporte, assim como indicar atividades metodológicas realizadas em uma das escolas públicas da rede de ensino de Fortaleza, o que pode abrir o campo de visão daqueles que dizem que tênis é um esporte apenas para a elite, algo bem distante do cotidiano dos(as) estudantes das escolas públicas.