YOGA NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA EXITOSA NA EEM. ELIÉZER DE FREITAS GUIMARÃES

LUCIANA DE ANDRADE COELHO MACEDO

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

YOGA NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA EXITOSA NA EEM. ELIÉZER DE FREITAS GUIMARÃES

Luciana de Andrade Coelho Macedo¹

INTRODUÇÃO As práticas corporais alternativas trazem consigo uma riqueza de experiências corporais a serem exploradas no ambiente escolar. Classificadas entre elas, estão a yoga, a meditação e o alongamento. Estes conteúdos, selecionados para serem contextualizados em sala, e vivenciados em no máximo duas aulas, foi se adequando ao interesse e necessidade dos alunos, tornando-se o conteúdo mais participativo do ano de 2018. As vivências ampliaram o repertório motor e desenvolveram várias competências e habilidades. OBJETIVO O relato de uma experiência exitosa nas aulas de educação física escolar, aplicada em vinte turmas do ensino médio, que abrangeu 870 alunos, visa evidenciar a riqueza das temáticas das práticas corporais alternativas, ao aplicar yoga e meditação durante um bimestre, com aulas teórico-práticas, obtendo grande relevância no processo de aprendizagem dos discentes. METODOLOGIA As vivências da yoga e da meditação ocorreram após uma breve pesquisa, que ao ser abordada em sala, surtiu curiosidade na grande maioria dos alunos que vieram preparados para uma aula diferente na quadra: colchonetes organizados, música instrumental adequada, calçados a serem retirados, ambiente arejado e a tentativa de silenciar a mente e ouvir a própria respiração...As posturas, ou ásanas para iniciantes, assemelhavam-se aos exercícios de alongamento já praticados, porém o equilíbrio estático e a necessidade do silêncio foram conquistados aos poucos. Ao desenvolver das aulas, nas semanas seguintes, a quantidade de posturas se ampliavam e o repertório delas eram intercaladas com técnicas de meditação nos últimos dez minutos da aula. Momento propício para acalmar os pensamentos, adquirir consciência do próprio corpo, da respiração, dos batimentos cardíacos e de cuidar de si mesmo. RESULTADOS Além de relatos sobre melhora nas crises de ansiedade, alguns passaram a praticar no dia a dia. O processo de avaliação do aprendizado se deu com observação da concentração nos movimentos, correção e orientações nas posturas, apresentação de cartazes ilustrados, pesquisas e consolidou-se com a apresentação de seis posturas por cada equipe. As posturas apresentadas demonstraram diversidade e alinhamentos impecáveis. CONSIDERAÇÕES FINAIS As aulas de educação física na escola Eliézer de Freitas, enriqueceram o repertório das manifestações corporais dos discentes, com a aprovação da yoga como uma prática dinâmica que integra corpo e mente, consciência corporal, habilidades e capacidades motoras, comportamentos afetivos e sociais.

PALAVRAS-CHAVE: Yoga. Meditação. Ensino Médio.