INTRODUÇÃO: Este trabalho discorre sobre a disciplina de Cineantropometria, conhecimento formativo que faz parte do projeto pedagógicos PP do curso de Educação Física (EF) da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sua contribuição para a formação docente, através de conhecimentos científicos e suas possibilidades para que o profissional de EF licenciatura posso desenvolver novas práticas pedagógicas na escola. OBJETIVOS: Trazer as contribuições que a disciplina de cineantropometria proporcionou, fazendo-se presente no PP do curso de EF licenciatura, e a importância de usarmos conhecimento adquiridos para ser implementados em novas práticas pedagógicas no ambiente escolar. METODOLOGIA: Uma pesquisa descritiva do tipo qualitativa, na qual foi coletado artigos para serem analisado e conciliados as aulas decorrentes durante a disciplina e as colaborações que ela traz para a prática de ensino na formação dos profissionais em EF licenciatura. DISCURSÃO: As novas práticas pedagógicas são levadas por muitos estudiosos como uma das chaves, para estar sendo elaborado e desenvolvendo um novo olhar no trabalho voltado as necessidades diárias reveladas na sala de aula. Despertar no aluno a curiosidade sobre aspectos ligados a seu corpo e saúde, pode ser uma ótima oportunidade para deixar as aulas de EF mais atraente. O estudo da antropometria vai muito além de medidas como altura e peso. São muitas as possibilidades que essa área do conhecimento trás para ser trabalhado nos mais diversos anos do ensino. Basta ser desenvolvido com objetivo e na forma onde o aluno desperte a criticidade da importância desses conteúdos e de sua relevância para a vida pessoal. chegando a objetivos como esse, o educador passa a ministrar aulas sob novas dimensões do conhecimento e um maior rendimento dos educandos, levando-os a compreender seu próprio corpo através de medidas, testes e avaliações. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com um abrangente leque de possibilidades em conteúdo e intervenções a antropometria vem como ferramenta para enriquecer a disciplina de EF no ambiente escolar, seja ela nos mais diversos níveis de ensino e intervenções práticas. Com subsídios reais dos alunos, e aulas baseados em suas necessidades, a disciplina pode chegar a ser vista através de novos olhares no ambiente educacional e até ter maior participação dos educandos, com dados adquiridos em avaliações o professor poderá propor aulas com ciência das limitações já existentes na turma. Considerando que com essa organização pode chegar a ter resultados consideráveis ao final do ano letivo, para apresentar aos seus alunos e assim analisar suas evoluções.