ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIOS E REFLEXÃO

FRANCISCA ADRIENE DE LIMA

Co-autores: ANA GENYELE SANTIAGO COSTA, ANA BEATRIZ SOUSA DE MENEZES, JOSÉ REGINALDO MELO DE SOUSA e ALISO NASCIMENTO FARIAS
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIOS E REFLEXÃO

 

1Francisca Adriene de Lima

2Ana Genyele Santiago Costa

3Ana Beatriz Sousa de Menezes

4José Reginaldo Melo de Sousa

5Alison Nascimento Farias

 

Introdução: O Estágio Supervisionado é componente curricular do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) do munícipio de Limoeiro do Norte, Ceará. O local onde ocorreu a experiência do estágio foi em uma escola de ensino infantil e fundamental localizada na cidade de Limoeiro do Norte, Ceará. A escolha por essa escola foi por meio de relatos de amigos que já estagiavam no mesmo local, assim poderíamos trabalhar juntos nessa etapa. Objetivo: Apresentar as experiências adquiridas e o que foi observado da realidade escolar durante a realização do Estágio Supervisionado no ensino fundamental I, que corresponde aos anos iniciais. Metodologia: A observação iniciou-se no dia 16 de maio de 2019 durante o período da manhã, e posteriormente à tarde. Os dias reservados para essa observação foram de segunda-feira à quinta-feira, nos horários de 07:00 às 11:00 pela manhã e 13:00 às 17:00 durante a tarde. As turmas observadas foram 2°ano A e 2° ano B, com um total de 37 e 32 alunos, respectivamente. Resultados: Durante a observação alguns pontos chamaram a atenção, dentre eles o fato de que a Educação Física não ser vista como uma disciplina, e sim como uma simples recreação, sem nenhum processo pedagógico. Outro ponto que causou bastante estranhamento foi o fato de as aulas serem voltados exclusivamente para um exame externo que acontece, o SPAECE. Devido a preparação para a realização desse exame, os alunos e os professores ficam sobrecarregados, tendo em vista que são enviados vários materiais, com foco no português e na matemática, para o SPAECE. Vale ressaltar que há alguns alunos que não sabem ler, e a realização desse exame, de certa forma, exclui essas crianças, porque eles não têm a devida atenção, tendo em vista que são estabelecidos prazos, e são muitos alunos por turma e uma só professora. Conclusão: Diante do que foi observado, concluímos que o estágio supervisionado é de suma importância, pois por meio dessa experiência notamos a verdadeira realidade escolar, e percebemos ainda mais a importância de existir um professor de educação física na escola, para que esses alunos tenham uma formação integral.

Estágio. Ensino. Educação Física.