PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO A RESPEITO DA INSERÇÃO DO CONTEÚDO DE LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

RAPHAELA ALVES FEITOSA DE OLIVEIRA

Co-autores: HERALDO SIMÕES FERREIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Tendo em vista a crescente popularidade das Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate na sociedade e, consequentemente na escola, esse trabalho tem por objetivo analisar a percepção dos alunos da disciplina de Ensino das Lutas do curso de Educação Física da UECE, no que se refere à aplicação desse conteúdo na Educação Física Escolar. Foi aplicado um questionário com duas questões, uma que questionava se os alunos possuíam experiência em modalidades de Luta, e outra que questionava se era possível a aplicação dos jogos de luta em todos os níveis da Educação Básica. Os resultados foram que 62,5% dos entrevistados já praticaram alguma modalidade de luta, e 75% destes afirmam ser possível, com algumas adaptações, a aplicação dos jogos de oposição na Educação Física Escolar. Mais estudos se fazem necessários, a fim de categorizar todas as vantagens da existência desse conteúdo para os escolares.