CONSTRUINDO UMA ESCOLA ATIVA:
UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA JOSÉ AYRTON TEIXEIRA
Luis Henrique Nascimento de Almeida, Gilberto Pedro de Sousa, Fabricio Mota de Andrade, Veronica Sangyla Alves Cruz, Samuel da Silva Caetano
INTRODUÇÃO:A presente pesquisa está fundamentada no Projeto da Escola Ativa, nos princípios do Esporte Educacional e de como esta proposta pedagógica, de caráter teórico-prático, está sendo desenvolvido na Escola Municipal José Ayrton Teixeira, principalmente com os alunos, pois os resultados devem buscar a conscientização de uma vida ativa e saudável, assim como, a compreensão de todos os envolvidos sobre atividade física, saúde, inclusão, protagonismo, diversidade e educação integral.OBJETIVO:Analisar o impacto do processo pedagógico do projeto da Escola Ativa na Escola Municipal José Ayrton Teixeira.METODOLOGIA:Mediante um cronograma de encontros e atividades firmadas pelas instituições envolvidas pôde-se implementar e implantar o projeto da Escola Ativa, neste momento foi definido o método da pesquisa-ação como processo de acompanhamento e análise dos conceitos, das ações e dos procedimentos que estão inseridos no projeto, e como esta intervenção produz ou produzirá uma nova dinâmica no interior da Escola, nas aulas de educação física, nos intervalos e nos eventos programados no calendário letivo.RESULTADOS E DISCUSSÃO:Até o momento os resultados observados e analisados a cada evento ou a cada vivência corporal vêm alcançando sensivelmente o que foi apresentado pelo projeto, como a contextualização do movimento, as práticas corporais dentro e fora das aulas de educação física, a criação ou modificação de espaços com intuito de vivências lúdicas ou esportivas, o protagonismo e a melhoria da qualidade de vida. Contudo, vale salientar que o projeto ainda está acontecendo e há aspectos que devem ser consolidados, como atenção com o espaço e meio ambiente, desenvolvimento de outros temas nas aulas, ampliação do conceito de esporte e de metodologia e aumento dos recursos e investimentos em esporte.CONSIDERAÇÕES FINAIS:Percebe-se nitidamente na Escola Municipal José Ayrton Teixeira, que foi alcançada a percepção do que é inclusão, do respeito a diversidade, da importância das aulas de educação física, da quebra da monocultura do futebol no intervalo, da aceitação de novos modelos de linguagem corporal e da inserção de jogos de tabuleiro, por isto construir um projeto pedagógico consistente, requer perseverança e criticidade para reformar,renovar e inovar a cada passo, a cada desafio, a cada frustração e a cada superação que ainda estão por vir.
Palavras-chave: Escola Ativa. Educação Física. Práticas Corporais
* RESUMO EXPANDIDO