ANÁLISE DOS PROCESSOS FORMATIVOS COLABORATIVOS NA RESIDÊNCIA PEDAGOGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

YASMIN GONCALVES

Co-autores: , BRENO JOSÉ MASCARENHAS SÁ DE FLOR, EMANUELLE CYNTHIA DA SILVA FERREIRA, LUCIANA VENÂNCIO e LUIZ SANCHES NETO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Introdução: O programa de residência pedagógica (RP), financiado pela CAPES, visa a imersão dos(as) estudantes das licenciaturas nas escolas públicas. Neste trabalho, o foco está na RP vinculada à licenciatura em educação física da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. É o único curso que tem dois núcleos específicos no programa, com dois(as) coordenadores, seis professores(as) preceptores(as) e, atualmente, após mais de um ano de vigência, conta com trinta e sete residentes agrupados(as) em seis escolas-campo. Além das tarefas realizadas nas escolas-campo, há atividades formativas realizadas periodicamente, como oficinas e palestras, sendo organizadas pelos(as) próprios(as) residentes, no decorrer de 2019. Objetivo: analisar os processos formativos colaborativos subjacentes às atividades realizadas no programa. Metodologia: confrontamos as perspectivas de três residentes, a partir de narrativas escritas sobre o seu protagonismo nas formações da residência pedagógica em três escolas-campo diferentes. As temáticas foram vivenciadas por turmas do ensino fundamental e do ensino médio, precedendo as vivências pelos(as) próprios(as) residentes. Buscamos abordar as narrativas de modo dialógico, estabelecendo relações entre os escritos reflexivos e as atividades realizadas. Resultados: uma residente (E) apontou a necessidade de redimensionamento da temática formativa, a perspectiva foi inclusiva, no sentido de uma proposta de conteúdos convergentes e integrados aos elementos culturais, como a escolha do goalbol para a vivência de uma modalidade esportiva. Ao passo que um residente (B) explicitou que o elemento cultural que emergiu das discussões foi o circo e as possibilidades pedagógicas de intervenção. As atividades circenses foram associadas às ginásticas, às atividades expressivas e rítmicas, às danças, entre outros elementos da cultura. A escolha dessa temática foi associada às propostas curriculares nacionais, previamente estudadas pelos(as) residentes, como os PCN e a BNCC. Já outra residente (Y) apontou práticas corporais de aventura tanto na natureza, espaços urbanos e esportes radicais digitais (Kinect Adventures). Essa perspectiva também foi associada aos PCN, quanto à temática transversal, bem como às possibilidades pedagógicas vislumbradas na BNCC. A análise das narrativas - dos(as) três residentes - revelou preocupações comuns com a coerência dos princípios curriculares, situados em cada escola-campo. Considerações Finais: os processos formativos no âmbito da residência pedagógica, realizados em contextos de escolas diferentes, permitem o diálogo com sentido (auto)crítico. É esse sentido que contribui para a superação do individualismo das práticas pedagógicas, por meio de planejamentos compartilhados e de intervenções significativas.