O presente artigo teve como objetivo realizar um estudo de caso na cidade de Limoeiro do Norte/CE, com o intuito de apreender a concepção de gestores das escolas municipais a respeito da gestão escolar democrática e identificar o nível de aproximação das práticas adotadas pelos gestores com essa orientação epistemológica. Para apreender os dados da pesquisa foram realizadas entrevistas com os gestores de três escolas municipais da cidade de Limoeiro do Norte/CE. Como fundamento metodológico foi utilizada a abordagem qualitativa tendo como técnica de coleta de dados à entrevista semiestruturada e a revisão bibliográfica. O público alvo da pesquisa foi composto por três diretores e três coordenadoras que atuam nas respectivas escolas municipais. De modo geral, é possível perceber que todos entendem e compreendem como deve ocorrer uma gestão escolar democrática na prática, mas no discurso apresentaram uma visão com pouco fundamento teórico, na qual consideram a participação de todos como aspecto central de uma gestão democrática. Os resultados da pesquisa mostraram que os gestores conduzem a prática em meio aos princípios de uma gestão escolar democrática, mas que existem alguns obstáculos que dificultam esse trabalho. Tendo em vista que a gestão escolar é um trabalho coletivo na qual o gestor é submisso a uma hierarquia superior controlada por políticas de financiamento.
Palavras-chave: Gestão Democrática. Participação. Escola.