O COTEJAMENTO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E OS SABERES DOS(AS) ALUNOS(AS)

LUCIANA VENÂNCIO

Co-autores: CYNTIA EMANUELLE SOUZA LIMA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Durante a graduação em Licenciatura em Educação Física temos acesso a diversas disciplinas que vão além da metodologia expositiva. Dentre tais disciplinas, citamos um estudo feito a partir da disciplina de Educação Física no Ensino Fundamental e Médio. Através dela tivemos acesso aos principais documentos oficiais curriculares da Educação Física (Parâmetros Curriculares da Educação Física, Base Nacional Curricular Comum, Matriz Curricular do Ensino Médio do Estado do Ceará). Pudemos vivenciar e elaborar estratégias de ter acesso aos saberes dos(as) alunos(as) a respeito de determinados conteúdos da Educação Física. Objetivos: i) Pontuar a quantidade de vezes que os documentos mencionavam as palavras: "gênero" e "sexualidade" em seus conteúdos propostos; ii) Consultar os(as) alunos(as) sobre a relevância dos temas; iii) Unir os dados gerados pela pesquisa relativa aos saberes dos(as) alunos(as) e elaborar uma situação didática a partir de aspectos citados como relevantes. Metodologia: O presente trabalho de característica qualitativa. Destacamos os temas e assuntos importantes nas aulas de Educação Física, organizamos os conteúdos nos níveis de ensino fundamental (6º ao 9º) e médio e definimos de que forma as aulas de educação física escolar seriam implementadas. A partir da análise dos documentos, elaboramos dois questionários. Um direcionado a uma turma do 2º ano de Ensino Médio, com aproximadamente 26 alunos, sendo 14 meninas e 12 meninos. O segundo questionário foi direcionado a uma turma de Ensino Fundamental, com aproximadamente 30 alunos (meninos e meninas) do 9º ano. Ambos procuravam indícios para identificar quais os saberes dos(as) alunos(as) e a relevância das temáticas - gênero e sexualidade - nas aulas de Educação Física. Resultados e Discussão: O cruzamento e confronto das fontes documentais foi indispensável porque nos possibilitou uma leitura não apenas literal dos conteúdos temáticos, mas uma compreensão tangenciada e contextualizada entre fontes que de alguma forma se complementam, em termos explicativos e descritivos. Os documentos não expressavam a percepção de mundo apresentada pelos(as) estudantes. Destacamos que em algumas respostas dos(as) alunos(as) do Ensino Fundamental, além de falar da importância de trabalhar tais questões, um(a) aluno(a) citou que gostaria de assumir sua homossexualidade e que trabalhar tais questões na escola o ajudaria. Os argumentos se referiram às suas atitudes racistas, machistas e homofóbicas. As respostas dos alunos(as) do Ensino Médio tiveram foco nas relações de gênero da sociedade e, no geral, comentaram sobre o uso do nome social. Considerações Finais: Os(as) alunos(as) consideram as temáticas de gênero e sexualidade relevantes para as aulas. Os documentos deixam lacunas quanto a explicitarem a importância das temáticas apresentadas nesse trabalho.