A prática pedagógica oportuniza os primeiros passos à experimentação da docência pelo acadêmico em formação inicial, contribuindo desta forma para o desenvolvimento de saberes inerentes a sua carreira profissional. O objetivo do estudo foi descrever uma ação pedagógica que tematizou a imagem corporal, além de socializar as experiências decorrentes dessa prática pedagógica no ensino médio. Este relato é fruto de uma experiência pedagógica vivenciada no componente curricular Prática Pedagógica IV-Ensino Médio, do curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade Pública Estadual de Teresina. A aplicação do projeto de intervenção ocorreu em quatro momentos: observação (espaço escolar, entrevista com professor e direção), planejamento do projeto, intervenção (aulas) e culminância com uma roda de conversa com os alunos. O projeto foi desenvolvido em duas turmas de segundo ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino. A experiência oportunizou para as turmas o conhecimento do conceito de imagem corporal, seus reflexos na sociedade e identificação de alto nível de insatisfação com a imagem corporal entre os escolares. A temática mostrou-se pertinente para o grupo de adolescentes, pois se encontram em período de autoconhecimento e preocupações ligadas ao corpo. A imersão das futuras professoras na escola proporcionou vivenciar o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes ao fazer docente, assim como, o contato com a realidade cultural e social em que a escola está inserida.
Palavras-chaves: Prática pedagógica. Ensino médio. Imagem corporal