JOGOS POPULARES E COOPERATIVOS: APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE ARTICULAÇÃO UNIVERSIDADE ESCOLA

EMANOEL JHONATHAN QUEIROZ DOS SANTOS

Co-autores: , ANTONIA GABRIELA SOUZA DA SILVA, CARLOS EVANGELISTA AGUIAR DE SOUSA FILHO, GABRIEL DE SOUZA PONTE e JOSÉ OSMAR VASCONCELOS FILHO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

INTRODUÇÃO: Jogos populares e jogos cooperativos se constituem em saberes do conteúdo trabalhado no âmbito da Educação Física (EF), como saberes escolares ou em ambientes educativos não escolares. Este trabalho relata experiência de vivência desses saberes, a partir de uma manhã de lazer realizada entre a EEF Raul Monte no município de Sobral e o Observatório da Educação Física Escolar na Região Metropolitana de Sobral (OBEFERMS), projeto de extensão, vinculado ao Curso de Educação Física (CEF) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O evento aconteceu num contexto de articulação entre dois espaços formativos: a universidade e a escola. OBJETIVO: O objetivo do trabalho é relatar experiência de aprendizagens utilizando jogos populares e cooperativos, em ação de parceria institucional que envolveu a universidade e a escola pública básica. METODOLOGIA: Este trabalho se caracteriza como relato de experiência do tipo descritivo com abordagem qualitativa que narra ação formativa da Escola Raul Monte, através de uma manhã de lazer com alunos do 9º ano. Os saberes trabalhados foram vivenciados em uma das estações temáticas do evento. Na estação de jogos populares e cooperativos, inicialmente, os alunos foram acolhidos e informados das atividades propostas, através do diálogo. Em seguida, realizaram um circuito em duas fases: Inicialmente realizaram atividades de pular corda, corrida de revezamento com inclusão do jogo da velha. Logo após, vivenciou-se o jogo popular carimbo que integrou as crianças participantes das duas fases da estação. RESULTADOS: Verificou-se que a realização das atividades no contexto jogos populares e cooperativos oportunizou aos alunos da Escola utilizar saberes para resolução de situações problemas desafiadores inerentes às atividades propostas na estação. Segundo BROTTO (1999), o jogo na forma cooperativa, potencializa a geração de momentos ricos para o desenvolvimento pessoal e a convivência social. Essa possibilidade foi verificada, através das múltiplas aprendizagens. Por um lado, os alunos da educação básica, que criaram novas possibilidades de superar dificuldades na realização das atividades, estimulando o trabalho colaborativo, a capacidade cognitiva, priorizando a cooperação, lidando com o espirito de competitividade. Por outro, experiências docentes foram adquiridas por parte dos estudantes do CEF da UVA vinculados ao OBEFERMS. CONCLUSÃO: Conclui-se que jogos populares e cooperativos são importantes no universo de saberes da EF capazes de gerar aprendizagens significativas. E o contexto em que se realizou a manhã de lazer, integrando dois espaços formativos, universidade e escola se revelou imprescindível para o aperfeiçoamento da formação inicial de docentes.